Ciclone traz frente fria para as regiões Serrana e dos Lagos; há previsão de ressaca no litoral
Segundo o Inmet, ventos podem variar entre 60 km/h e 100 km/h no estado
.jpg)
Uma nova frente fria, provocada pela formação de um ciclone extratropical no Sul do Brasil, se desloca para o oceano e vai mudar o tempo nas regiões Serrana e dos Lagos do Rio, já a partir desta quinta-feira, 13.
Inclusive, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Rio (Cemaden-RJ) emitiu um alerta para todo estado por causa das rajadas de vento, que podem ocorrer até o sábado, dia 15.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também publicou um comunicado, mas alertando sobre a queda brusca das temperaturas em diversas regiões do país.
Segundo o instituto, essa queda apresenta um risco para a saúde da população, já que o declínio pode ser maior do que 5ºC no período.
Região Serrana
Alerta de rajadas de vento para os pontos mais altos da Serra do Rio, como em Teresópolis | Foto: Reprodução/Portal Multiplix
Os ventos podem variar entre 60 km/h e 100 km/h. O Inmet pede atenção para os riscos de quedas de árvores, destelhamentos de casas e danos em edificações e plantações.
O Instituto informa que, em caso de ventos fortes, a população não se abrigue debaixo de árvores, porque podem ocorrer descargas elétricas.
Também é importante não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda, além de permanecer em local abrigado.
Já a Climatempo, fez um alerta para os pontos mais altos da Serra do Rio, onde essas rajadas serão mais intensas no decorrer desta quinta-feira.
Em Nova Friburgo, as temperaturas devem variar entre 7ºC e 28ºC, entre esta quinta e domingo.
Para Teresópolis, a máxima prevista é de 31ºC e a mínima também de 7ºC, nesses mesmos dias.
Ressaca na Região dos Lagos
Marinha fez alerta de ressaca para a Região dos Lagos | Foto: Reprodução/Portal Multiplix
O alerta é de mar agitado em todo o litoral do Rio devido à passagem do ciclone no oceano, que pode formar ondas de até 4 metros, segundo um aviso da Marinha.
De acordo com o Projeto Costa do Sol, da Defesa Civil, a nova frente fria vai deixar o tempo instável na região, já a partir desta quinta-feira.
Também foi feito um alerta de ventos muito fortes para esta sexta, dia 14.
O Inmet faz um alerta aos moradores das regiões litorâneas sobre a intensificação dos ventos, que podem causar movimento das dunas de areia sobre as construções na orla.
Em Cabo Frio, as temperaturas vão variar entre 16ºC e 37ºC, entre quinta e domingo.
Já em Búzios, a máxima vai chegar a 28ºC e a mínima a 18ºC.
Em caso de emergência, o contato da Defesa Civil é 199 e do Corpo de Bombeiros 193 em todas as cidades do estado.
Ciclone extratropical
Gráfico de alertas para o Brasil após a chegada do ciclone | Foto: Reprodução/Inmet
O Inmet já havia alertado sobre a formação de um ciclone extratropical no Sul do Brasil na quarta-feira, 12, com ventos sobre grande parte da região, com rajadas acima dos 80 km/h.
Segundo a Defesa Civil Nacional, esse ciclone - ainda mais forte que o do mês passado - se formou entre o Paraguai e a Argentina, e atingiu com forte intensidade os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além de áreas do Mato Grosso do Sul.
Para esta quinta-feira, 13, a previsão é de que o fenômeno - que já causou prejuízos em alguns municípios do Sul - avance para o Sudeste, chegando aos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
A previsão do Inmet é que essa massa de ar frio chegue também ao Mato Grosso, Goiás, Rondônia e Acre.
A Climatempo explicou que o ciclone extratropical é uma área de baixa pressão atmosférica, onde os ventos giram ao redor de um centro, sempre no sentido horário, no caso do Hemisfério Sul, formando um círculo completo.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.