MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Carro de luxo é apreendido em Friburgo durante 'Operação Tropeiros' contra tráfico internacional de drogas

Agentes da PF também cumpriram mandados de prisão, busca e apreensão em Niterói e na cidade do Rio

Por Nai Frossard
04/11/22 - 11:08 | Atualizada em 04/11/22 - 11:33
Carro de luxo é apreendido em Friburgo durante 'Operação Tropeiros' contra tráfico internacional de drogas PF faz ação para desarticular tráfico internacional de drogas | Fotos: Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal realizou nessa quinta-feira, 3, a 'Operação Tropeiros' para desarticular uma associação criminosa responsável por tráfico internacional de drogas, através de voos internacionais com destino à Europa.

A ação foi feita em conjunto com os Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaecos). Os Gaecos foram criados para auxiliar membros do Ministério Público Federal, responsáveis por grandes casos e investigações complexas.

Cerca de 50 policiais federais cumprem três mandados de prisão temporária e dez mandados de busca e apreensão, expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, nas residências dos suspeitos, localizadas em Nova Friburgo, em Niterói e na cidade do Rio de Janeiro.

Apreensão no centro de Friburgo

No mandado de busca e apreensão, em Nova Friburgo, foi apreendido um carro de luxo da marca Porsche, como informou a Polícia Federal. Ninguém foi preso, até o momento, na cidade, porque o proprietário do veículo está nos Estados Unidos, segundo a Polícia Federal.

Um dos mandados está sendo cumprido no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), porque um dos suspeitos estava voltando ao Brasil, em voo de Miami/EUA, no momento da operação.

De acordo com a Polícia Federal, as investigações começaram em setembro de 2019, após a prisão de uma jovem que transportava 3,2 kg de cocaína no forro da bagagem despachada, no Aeroporto Internacional Tom Jobim.

A mulher, natural do Rio de Janeiro, pretendia embarcar em um voo com destino à cidade portuguesa de Horta, suspeita de fazer distribuição da droga pela Europa.

Com o aprofundamento das investigações, conduzidas pela Delegacia Especial de Polícia Federal do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Deain), foram identificados outros integrantes da associação criminosa, suspeitos de agir fazendo recrutamento de pessoas, financiamento do delito e recebimento da droga no continente europeu.

Foram descobertas outras prisões de pessoas que eram utilizadas como 'mulas', e que a associação criminosa realizava envio de drogas para a Europa através de remessas de carga e serviço postal.

Os investigados responderão pelos crimes de tráfico transnacional de drogas e associação criminosa, onde as penas, se somadas, ultrapassam a 18 anos de reclusão.

Em coletiva, delegado de PF, Caio Arthus, disse que drogas eram levadas principalmente para Portugal e SuíçaEm coletiva, delegado de PF, Caio Arthus, disse que drogas eram levadas principalmente para Portugal e Suíça | Foto: Divulgação/Polícia Federal

O nome 'Tropeiros' se refere à prática dos criminosos de enviar drogas para a Europa através de “mulas”, pessoas angariadas pela associação criminosa para fazer o transporte do entorpecente, com o direcionamento e monitoramento em tempo real dos seus passos através de aplicativos de celular.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.