MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Cantagalo completou 207 anos nesta semana; conheça um pouco a história do município

Cidade da Região Serrana, uma das mais importantes do estado, é conhecida por construções históricas e personagens ilustres

Por Matheus Oliveira
10/03/21 - 13:42
Cantagalo completou 207 anos nesta semana; conheça um pouco a história do município Cantagalo se destaca por suas construções históricas e a importância econômica para a Região Serrana | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Uma das cidades mais importantes da Região Serrana, tanto no sentido econômico quanto cultural, Cantagalo completou 207 anos de muita história na última terça-feira, dia 9 de março.

Com cerca de 20 mil habitantes, de acordo com o IBGE, a cidade é dividida em: distritos sede, Santa Rita da Floresta, Euclidelândia, São Sebastião do Paraíba e Boa Sorte, e tem como vizinhos os municípios de Cordeiro, Macuco e Trajano de Moraes.

O centro de Cantagalo é rico em construções históricas da época do ciclo do café no Vale do Paraíba, como a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, com painéis do artista plástico italiano Antônio Maria Nardi.

Além disso, também se destacam o Palacete do Gavião, a aproximadamente 2 km do centro, que pertenceu ao Barão de Nova Friburgo, Clemente Pinto; a Casa de Euclides da Cunha, museu dedicado ao autor do clássico “Os Sertões”, escritor nascido no município; e a Fazenda São Clemente, com arquitetura eclética de elementos neoclássicos, localizada em Boa Sorte, o 5º distrito do município.

História

No passado, a cidade foi primeiro uma espécie de aldeia de Santo Antônio de Sá e, em 9 de março de 1814, D. João VI, ainda príncipe-regente, assinou um decreto criando e emancipando a cidade serrana.

Fazia parte do território de Cantagalo o que hoje compreende os territórios dos municípios de Nova Friburgo, Cordeiro, Duas Barras, Santa Maria Madalena, Carmo, Macuco, Bom Jardim, Sumidouro, São Sebastião do Alto, Trajano de Moraes, Sapucaia, Três Rios, Areal, Paraíba do Sul e Comendador Levy Gasparian.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.