Caminhão abandonado há 5 anos em rua de Friburgo é rebocado; mais de 50 veículos podem ser removidos
Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana está notificando proprietários desde o ano passado na cidade
07/06/22 - 16:02

Nessa segunda-feira, 6, um caminhão foi rebocado após ficar cinco anos abandonado na rua Mário Bini, no bairro Jardim Ouro Preto, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. Um mês antes da remoção, o proprietário chegou a ser notificado pela Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu), mas não respondeu nem removeu o veículo.
O abandono de motos, carros, ônibus e caminhões em vias públicas tem sido uma prática comum na cidade. Além de atrapalhar o trânsito, por ocupar uma faixa de rolamento, a condição também coloca em risco a saúde dos moradores que vivem em entorno onde o veículo foi deixado.
De acordo com os moradores, o caminhão rebocado nesta semana atrapalhava não só o tráfego de outros caminhões e carretas, mas também ocasionava um acúmulo de sujeira, ratos e insetos.
O veículo foi levado para o pátio da Smomu, em Olaria, onde se encontra à disposição do proprietário, que poderá reavê-lo mediante pagamento de taxas de remoção e estadia. Após a quitação de débitos vencidos junto ao órgão estadual de trânsito, além da reparação de todos os equipamentos obrigatórios exigidos na legislação federal vigente, ele está apto para ser liberado.
Veículos abandonados em ruas são notificados pela Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana. Caso o proprietário não cumpra a exigência, são rebocados. | Foto: Divulgação/PMNF
De novembro passado até hoje, 55 veículos já foram notificados pela Smomu por estarem nestas condições em Nova Friburgo.
De acordo com a secretaria, pesquisas de campo têm sido feitas diuturnamente a fim de fiscalizar o abandono de veículos nas vias públicas da cidade. Eles são vistoriados para análise do seu estado de conservação para que não se confunda um estacionamento irregular com o abandono.
Constatando-se a irregularidade, é realizada a notificação do proprietário conforme as disposições legais.
Ainda segundo a prefeitura, apenas uma pequena parte das notificações realizadas é cumprida pelos donos, não restando alternativa ao Executivo, neste caso, a não ser o reboque dos veículos.
Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.