Bombeiros e Contran orientam motoristas sobre uso de extintores em casos de fogo em veículos
Resolução de órgão regulamentador norteia uso de equipamento de segurança; no início da semana, quatro carros foram atingidos por incêndio em Friburgo

Conduzir um veículo é uma tarefa que exige atenção. Ainda mais quando surgem imprevistos, como incêndios em automóveis.
Um caso recente chamou a atenção em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, e reacendeu debates importantes sobre segurança no trânsito.
Segundo o 6º Grupamento de Bombeiro Militar, um carro que estava parado na rua José Nahum Bechara, no Centro, pegou fogo e foi rapidamente consumido pelas chamas, na segunda-feira, 29.
Outros três veículos que estavam estacionados na rua também foram atingidos pelo fogo. O combate durou quase duas horas.
Apesar dos danos materiais, não houve feridos.
Pedestres e curiosos que passavam pelo local registraram a cena, enquanto aguardavam a chegada dos bombeiros.
O caso levanta dúvidas sobre o uso de extintores de incêndio e quais são as regras para isso.
O Portal Multiplix entrou em contato com o Ministério dos Transportes para esclarecer o que pode ser feito, nestes casos, considerando a legislação atual de trânsito.
Segundo a pasta, a última regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que trata do uso de extintores de incêndio é a resolução 919/202.
Sobre a utilização do equipamento, de acordo com o art. 2º, "é obrigatória a instalação do extintor de incêndio para caminhão, caminhão-trator, micro-ônibus, ônibus e para todo veículo utilizado no transporte coletivo de passageiros. O tipo e a capacidade do extintor devem seguir a tabela constante no anexo da resolução, devendo ser instalado na parte dianteira do habitáculo do veículo, ao alcance do condutor".
No entanto, para carros de passeio, como o deste caso que aconteceu em Nova Friburgo, esta regra não se aplica:
É facultativa, por opção do proprietário, a instalação do extintor de incêndio para automóveis, utilitários, camionetas, caminhonetes e triciclos de cabine fechada.
O que diz o Corpo de Bombeiros
Em resposta ao Portal Multiplix, o porta-voz da corporação, Major Fábio Contreiras, ressaltou que, ao perceber sinais de fogo ou fumaça em um veículo, a primeira atitude do condutor deve ser parar em um local seguro, desligar o motor e deixar o carro imediatamente, junto com os passageiros.
Veja o depoimento dele no vídeo:
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!