MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Autoria de projeto para distribuição de absorventes gera questionamentos em Nova Friburgo

Prefeito anunciou que vai dar o item de higiene a todas as estudantes da rede pública; vereadora lembra que proposta que prevê a entrega já tinha sido aprovada na Câmara

Por Bernardo Fonseca
27/04/22 - 17:04
Autoria de projeto para distribuição de absorventes gera questionamentos em Friburgo Vereadora lembra que projeto que prevê a distribuição gratuita de absorventes já foi aprovado na Câmara | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O prefeito de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, Johnny Maycon (Republicanos), anunciou na terça-feira, 26, por meio de um vídeo publicado nas redes sociais, que a Secretaria de Educação vai distribuir absorventes de forma gratuita para estudantes da rede municipal de ensino.

A origem da proposta é questionada pela vereadora Maiara Felício (PT), que é autora de um projeto que também prevê a entrega nas escolas, aprovado por unanimidade na Câmara, em março deste ano.

No vídeo sobre o anúncio, o prefeito estava acompanhado da secretária de Educação, Caroline Klein. De acordo com a publicação do chefe do Executivo nas redes sociais, serão entregues dois pacotes de absorventes, com oito unidades, mensalmente, a todas as alunas da rede municipal em idade menstrual.

Ainda segundo a postagem, o projeto foi elaborado pela secretária de Educação, que no vídeo afirmou que, no Brasil, cerca de 20% das jovens entre 14 e 24 anos já deixaram de frequentar a escola em algum momento por conta da falta de absorvente.

Secretária de Educação, Caroline Klein, e prefeito Johnny Maycon anunciam entrega de absorventes nas escolas Secretária de Educação, Caroline Klein, e prefeito Johnny Maycon anunciam entrega de absorventes nas escolas | Foto: Reprodução/Redes Sociais

“No dia 11 de maio, será feita uma licitação na modalidade de pregão eletrônico para (comprar) absorvente íntimo para as meninas da nossa rede que se encontram na idade menstrual. Nosso objetivo é oferecer dignidade a essas meninas”, disse, no vídeo, a secretária de Educação.

De acordo com a publicação do prefeito, a decisão de distribuir os absorventes a todas as meninas da rede municipal se dá para evitar constrangimentos para pessoas em vulnerabilidade social.

Proposta de entrega dos absorventes já tinha sido aprovada pela Câmara Municipal

A vereadora Maiara Felício questionou a forma como o programa da Secretaria de Educação foi anunciado, tendo sido de autoria do Executivo municipal.

“Pareceu uma manobra, uma intenção de mostrar para a população, dizer nas redes sociais, como se a ideia fosse do Executivo. E aí, descredibiliza todo um trabalho que foi feito junto à organização civil, conselhos, e movimentos sociais”, diz.

O projeto de lei, que prevê a criação do Programa de Fornecimento de Absorventes Higiênicos nas escolas públicas, posto de saúde, Cras e hospital Raul Sertã, aguarda a sanção ou veto do prefeito.

Segundo a vereadora Maiara, a proposta foi amplamente debatida desde o ano passado, inclusive com a gestão municipal.

“Deixou a gente muito indignado, porque a gente sabe muito bem da separação dos poderes, e falar sobre pobreza menstrual não é simplesmente boicotar ou se apropriar do trabalho do outro. Antes da gente protocolar esse projeto, nós tivemos conversa com o prefeito, com as secretarias para saber da viabilidade, então o vídeo causou estranheza”, revela.

Por fim, a parlamentar diz que espera uma retratação.

“Espero que a gente tenha uma retratação. O prefeito, mais do que ninguém, sabe que a gente excedeu e esgotou o debate sobre esse projeto, e o mínimo que a gente quer é o reconhecimento de tantas mãos que construíram e viabilizaram a existência dele”, finaliza.

A reportagem do Portal Multiplix questionou a Prefeitura de Nova Friburgo sobre as colocações da vereadora, mas não houve resposta.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.