Atenção banhistas e pescadores: Marinha emite alerta de ressaca para cidades da Região dos Lagos
Tempo chuvoso vai permanecer e motoristas também devem ter mais atenção na volta para casa

O tempo instável que atinge a Região dos Lagos do Rio no feriado prolongado deve permanecer durante toda a semana e pode provocar transtornos. Pescadores e banhistas devem ficar atentos com as condições do mar, há aviso de ressaca. Já os motoristas que vão pegar a estrada precisam ter ainda mais atenção por causa da pista molhada.
Nesta terça-feira, 12, o céu varia entre nublado e encoberto, com possibilidade de chuvas periódicas. A média de temperatura máxima prevista para hoje é de 23°C e mínima 18°C.
"Os efeitos de circulação atmosférica transportam umidade do oceano para o continente, mantendo a instabilidade e favorecendo a formação de nuvens carregadas, o que também contribui para temperaturas mais baixas", explica o presidente do Projeto Costa do Sol de Defesa Civil, Marcio Soren, que monitora diariamente as condições do tempo na região.
Cuidados no mar
A Marinha do Brasil emitiu um alerta para a possibilidade de ressaca em todo litoral do Rio de Janeiro, com ondas que podem chegar variar de 3 a 4 metros em alto-mar. A previsão é válida até a noite desta quinta-feira, 14.
Ventos moderados, que variam entre 19 e 35 quilômetros por hora, também estão previstos para as cidades de Arraial do Cabo, Búzios, Cabo Frio e Araruama.
Atenção na hora de voltar para casa
Tempo chuvoso pode trazer perigos para motoristas na Região dos Lagos | Foto: Vinícius Pereira
Os motoristas que vão passar pelas estradas da Região dos Lagos, como as RJ-140, 102 e 104, devem ter atenção redobrada.
As chuvas podem deixar as pistas mais escorregadias e esconder os buracos, que muitas vezes passam despercebidos pelo motorista porque estão camuflados pela água.
A visibilidade também é um fator que pode favorecer para que os acidentes aconteçam. Por isso, todo cuidado é pouco na volta para casa.
A CCR ViaLagos, concessionária que administra a RJ-124, informou que espera um movimento mais intenso já nesta terça-feira, 12. A expectativa é que 51 mil veículos passem pela rodovia até quarta-feira, 13.
Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.