MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Arraial do Cabo, Búzios e Araruama vão receber apresentações da Via Sacra nesta Semana Santa

Encenações da Paixão de Cristo são tradicionais nessas cidades da Região dos Lagos do Rio

Por Virgínia Carvalho
25/03/24 - 09:12 | Atualizada em 28/03/24 - 09:59
Arraial do Cabo, Búzios e Araruama vão receber apresentações da Via Sacra nesta Semana Santa Encenação da Paixão de Cristo em Búzios | Foto: Divulgação/Prefeitura de Búzios

As cidades de Arraial do Cabo, Araruama e Búzios, na Região dos Lagos do Rio, irão apresentar as tradicionais encenações da Paixão de Cristo nesta sexta-feira, dia 29, às 19h.

Em Arraial do Cabo, a apresentação será em frente à Igreja Nossa Senhora dos Remédios.

De acordo com a prefeitura, a Via Sacra terá mais de 100 atores retratando a morte e a ressurreição de Jesus Cristo:

Os grandes palcos são montados na frente da Igreja Histórica de Nossa Senhora dos Remédios. O momento mais esperado é a ressurreição, que sempre é apresentado em algum lugar diferente.

O evento é uma realização da Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora dos Remédios, através da Pastoral de Artes Sacras, com o apoio do governo municipal.

Neste ano, são aguardadas sete mil pessoas, entre elas, moradores e turistas. Esta é a 28ª encenação realizada no município.

A Via Sacra se tornou Patrimônio Cultural Imaterial de Arraial do Cabo em 2016, e faz parte do calendário anual do município.

Em Búzios, a encenação da Via Sacra será na Orla Bardot, saindo da praça Santos Dumont e indo em direção à Capela de Sant’Anna, na Praia dos Ossos.

O evento está sendo preparado pela Paróquia de Sant’Anna e Santa Rita de Cássia, com o apoio da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico.

O elenco terá mais de 100 participantes, entre atores, produção e equipe de figurino. Segundo a prefeitura, “o evento promete ser um espetáculo de fé e cultura, transmitindo uma mensagem de amor e esperança”.

A prefeitura também destacou a importância turística da apresentação:

É uma oportunidade para expressar a identidade cultural e de fé, mantendo viva a tradição tão significativa.

Já em Araruama, o governo municipal, em parceria com a paróquia São Sebastião, também vai realizar a Encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, nesta sexta-feira, 29.

O evento iniciará com a Via Sacra, saindo da Igreja São Sebastião, às 18h, e indo em direção à praça Menino João Hélio, no Centro.

A partir das 19h30, será apresentado o auto ‘Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo’ pelo grupo ‘Artistas de Deus’.

O evento será aberto ao público.

A prefeitura de Cabo Frio informou que não irá promover apresentação da Via Sacra neste ano.

Sobre a Via Sacra

A Via Sacra simboliza o caminho que Jesus Cristo percorreu, desde o palácio de Pilatos, até o monte Calvário, onde ele foi crucificado.

O caminho é dividido em 14 estações, que representam determinadas cenas da Paixão de Cristo.

A primeira é a condenação de Jesus Cristo à morte. A última foi o seu sepultamento.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.