MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Após 12 anos, Eleições 2020 não terão identificação biométrica obrigatória

Infectologistas recomendaram excluir a tecnologia para evitar contaminação da Covid-19

Por Redação Multiplix
28/10/20 - 10:14
Após 12 anos, Eleições 2020 não terão identificação biométrica obrigatória Identificação pela digital pode aumentar as possibilidades de infecção | Foto: Reprodução/Marcello Casal Jr. (Agência Brasil)

O ano de 2020 passou por mudanças devido à pandemia do novo coronavírus. Nas eleições municipais em novembro, a identificação biométrica obrigatória não será usada. Após 12 anos da implementação, infectologistas recomendaram a exclusão da tecnologia para evitar o contágio da Covid-19.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aceitou a recomendação e excluirá a necessidade da identificação biométrica no dia da votação nos locais onde ela seria obrigatória.

As equipes de médicos e técnicos da Fiocruz e dos hospitais Sírio-Libanês e Albert Einstein, que dão consultoria ao órgão máximo da Justiça Eleitoral no país, consideraram que a identificação pela digital pode aumentar as possibilidades de infecção, já que o leitor biométrico não pode ser higienizado com frequência.

Além disso, o uso da biometria aumenta as aglomerações, uma vez que a tecnologia usada é mais demorada do que a votação com assinatura no caderno de votações – visto que muitos eleitores têm dificuldade com a leitura das digitais, o que aumenta o risco de formar filas.

A Justiça Eleitoral afirmou que, mesmo com a exclusão da identificação biométrica, seguirá as orientações para a adoção de cuidados sanitários com eleitores, mesários e fiscais de partido, além de realizar a higienização do espaço físico das seções e das marcações para distanciamento entre as pessoas.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.