MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Conheça um pouco da história do Palacete Gavião, em Cantagalo

O palacete é considerado a sede de fazenda com arquitetura mais neoclássica do Brasil

Por Sara Schuabb
21/01/19 - 15:15
Conheça um pouco da história do Palacete Gavião, em Cantagalo O Palacete Gavião faz parte do cartão postal de Cantagalo, mas não está aberto à visitação | Foto: Divulgação/Mapa de Cultura RJ (Governo do Estado do Rio de Janeiro)

Quem passa pela estrada de Cantagalo, às margens da RJ-160, é sobressaltado pela paisagem de uma fazenda com um lindo casarão de arquitetura que remete a traços da antiguidade clássica grega e romana, com doze colunas frontais. Trata-se do imponente Palacete Gavião.

Construída em 1860, a mansão foi uma das propriedades do Barão de Nova Friburgo, Antônio Clemente Pinto, que, no séc. XIX, foi traficante de escravos e dono de mais de dez fazendas de café na região. O projeto arquitetônico neoclássico foi realizado pelo arquiteto alemão Carl Friedrich Gustav Wehneldt, o mesmo que projetou o Palácio do Catete, atual Museu da República, que foi residência do Presidente Getúlio Vargas no Rio de Janeiro.

Segundo o historiador local, João Bosco, no Museu da República há um quadro em que o Antônio Clemente Pinto registrou seus principais projetos e edificações.

“Na obra, o barão está sentado com sua esposa em pé, e, ao fundo, há uma janela da qual se vê o Palacete do Gavião em seu projeto original. Ao lado, há uma maquete do Catete e, acima, na parede, a Chácara do Chalé, hoje o Country Clube. E Antônio Clemente desenrola um pergaminho onde está registrado a estrada de ferro de Cantagalo, com o traçado dela”, diz.

Ainda, de acordo com João Bosco, o palacete foi considerado por técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional - Iphan como o casarão de fazenda com a arquitetura mais neoclássica do País. “Li uma vez no material de um técnico do Iphan que o Palacete do Gavião é a sede de fazenda mais neoclássica do Brasil”, afirma.

Contam que, no interior do palácio, há pinturas a óleo de pintores franceses, candelabros, dentre outros objetos preciosos de decoração, e que o espaço já hospedou o imperador dom Pedro II e sua filha, princesa Isabel, quando visitaram a região.

Na fazenda, também há uma capela com um quadro datado de 1882, com a autorização escrita, à mão, de dom Pedro II e do bispo do Rio de Janeiro, permitindo que fossem rezadas missas na região.

O palácio é tombado pelo município, mas é de propriedade privada e não está aberto à visitação. Está situado na RJ-160, a 2km do centro do município de Cantagalo.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.