MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

TSE registra mais de 4 milhões de downloads do aplicativo e-Título

Plataforma pode ser utilizada pelo eleitor para ingressar na seção eleitoral e votar

Por Isadora Jaron
12/11/20 - 08:30
TSE registra mais de 4 milhões de downloads do aplicativo e-Título Aplicativo e-Título traz facilidades que ganharam mais importância na pandemia | Foto: Reprodução/e-Título

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vem divulgando uma plataforma digital que pode ser utilizada pelo eleitor para ingressar na seção eleitoral e votar. O aplicativo e-Título superou a marca dos 4 milhões de downloads na segunda-feira, 9, e é, atualmente, o mais baixado do país nas lojas online de aplicativos.

Com a pandemia do novo coronavírus e as recomendações de isolamento social da Organização Mundial da Saúde (OMS), o e-Título traz facilidades que ganharam mais importância neste período da crise sanitária.

De acordo com o TSE, São Paulo lidera o ranking de downloads com 1.184.683, seguido por Minas Gerais (303.103), Bahia (278.191), Rio de Janeiro (273.309) e Paraná (215.055).

e-Título

Essa é uma plataforma do TSE, que consiste na via digital do título eleitoral e que, recentemente, passou por algumas atualizações.

Agora o aplicativo mostra a foto do eleitor, permitindo que o cidadão apresente apenas o seu perfil no aplicativo para ingressar na seção eleitoral e votar. Entretanto, essa funcionalidade está disponível somente para quem realizou o cadastramento biométrico.

De acordo com o TSE, algumas mudanças foram feitas para oferecer maior proteção aos dados do usuário. O e-Título passou a exigir a resposta do eleitor a uma série de perguntas. Apenas as pessoas que responderem com sucesso a esse desafio poderão usar o aplicativo e suas funcionalidades. Há também a necessidade de criação de senha de acesso do eleitor ao app.

No app, o eleitor pode emitir as certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais, que estarão disponíveis a qualquer momento. O app também informa o endereço do local de votação e fornece informações sobre a situação eleitoral.

Para os eleitores que estiverem fora do seu domicílio eleitoral no dia da eleição, o app serve para justificar sua ausência, por meio da geolocalização do aplicativo. Essa funcionalidade estará disponível somente no dia da eleição, das 7h às 17h.

Segundo o TSE, quem for fazer a justificativa fora do dia da eleição, poderá apresentar documento que comprove o motivo da ausência em até 60 dias após cada pleito, ou em até 30 dias após retorno ao Brasil.

O TSE recomenda aos eleitores que baixem o aplicativo com a maior antecedência possível do dia das Eleições Municipais de 2020.

O download do app de forma gratuita pode ser feito nas lojas online Google Play e App Store.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.