Caravana da Ciência estaciona em Teresópolis no dia 17 de setembro

Projeto propõe atividades interativas para incentivo ao conhecimento científico

Por Luisa Machado
10/09/19 - 09:05
Caravana da Ciência estaciona em Teresópolis no dia 17 de setembro Caravana chega a Teresópolis no dia 17de setembro | Foto: Divulgação/Fundação Cecierj

Desde explicar a posição das estrelas no céu, passando por testes gravitacionais e observação de micro-organismos em telescópios. Essas são só algumas das atividades propostas pela Caravana da Ciência, que visita diferentes municípios do estado do Rio de Janeiro com o objetivo de levar à população informações através de atividades interativas.

A partir do dia 17 de setembro, o município de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, vai receber o projeto, que é uma iniciativa da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia do Rio, em parceria com a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia e de Educação.

O prefeito do município que vai receber a atividade, Vinicius Claussen, comenta a importância de valorizar projetos ligados à ciência no município.

 “Estamos levando, em parceria com o Governo do Estado, a Ciência e a Tecnologia, vocações de Teresópolis para praça pública, democratizando o acesso aos alunos das redes pública e privada de ensino”, avalia o prefeito.

O secretário municipal de Ciência e Tecnologia complementa, reforçando a possibilidade de o projeto contribuir para a geração de emprego em Teresópolis.

 ” A ciência e tecnologia, além de contribuírem para geração de emprego e renda no município, devem ajudar a difundir a cultura da inovação entre os jovens de Teresópolis”, conclui Vinicius Oberg, secretário municipal de Ciência e Tecnologia.

A Caravana da Ciência vai oferecer experiências lúdicas e dinâmicas ao alcance de toda a população teresopolitana, como um planetário inflável, que projeta o céu noturno em plena praça pública, e uma sala escura, com projeção de experimentos que só podem ser vistos na ausência de luz. Além disso, monitores e profissionais da área explicarão cada uma das atividades propostas pela caravana.

A Caravana ficará instalada na Praça Olímpica Luiz de Camões, na Várzea, e terá visitação aberta para toda a população, nos dias 17 a 19 de setembro. No dia 20, último dia do projeto em Teresópolis, as atividades acontecerão de 9h às 14h.