MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Aplicativo orienta motoristas sobre quanto tempo devem ficar longe do volante após a ingestão de bebida alcóolica

Ferramenta virtual pretende evitar que usuários aliem álcool e direção

Por Matheus Oliveira
25/10/18 - 09:27
Aplicativo orienta motoristas sobre quanto tempo devem ficar longe do volante após a ingestão de bebida alcóolica O Doutor Multas tenta evitar acidentes de trânsito ocasionados pelo consumo de bebida alcóolica. | Foto: Divulgação/Doutor Multas

Você já foi parado na Lei Seca? Perdeu pontos mesmo após o efeito do álcool ter passado? A embriaguez ao volante é admitida por 23,4% dos motoristas brasileiros, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS). Mas o que poucos sabem é que os motoristas podem seguir alcoolizados mesmo após um tempo da ingestão de bebidas. E tentando esclarecer essas dúvidas e orientar os motoristas, é que a empresa Doutor Multas criou o aplicativo Motorista Consciente.

Para poder dirigir sem ser caracterizado como infração de trânsito, o limite no bafômetro é de 0,33 miligramas, de acordo com a Lei Seca, que surgiu em 2008, sendo aplicada mais comumente através de blitz, comandadas pela Polícia Militar. O primeiro estado a realizar a operação foi o Rio de Janeiro.

A punição para quem for flagrado alcoolizado na direção é uma multa pesada de R$ 2.934,70 além da perda de sete pontos na carteira de habilitação, e a suspensão da licença para dirigir. O condutor do veículo pode se negar a fazer o teste do bafômetro, mas terá que se submeter a outro teste que verificará o nível de alcoolemia presente no organismo. Caso o motorista se negue a realizar todos os testes, será autuado por infração, segundo o artigo 165-A do Código Brasileiro de Trânsito, e a punição será a mesma de quem fizer o teste e for flagrado.

O limite para consumo de álcool antes de dirigir é zero; o que ocorre é apenas a consideração da margem de erro do aparelho que os agentes usam para realizar o teste do etilômetro. Nessas operações de fiscalização, a principal preocupação dos agentes é detectar o consumo de bebida alcoólica pelos motoristas, mas eles também monitoram outras infrações.

O veículo não será rebocado, caso esteja com os documentos em dia. No entanto, será necessário que um outro condutor habilitado e não alcoolizado se apresente num tempo estipulado para que possa retirar o carro do local.

Entretanto, inúmeros motoristas, imaginam que não possuem mais álcool no organismo quando o efeito da bebida passa. Desta forma, ao serem parados na Lei Seca, acabam surpreendidos e autuados. Para ajudar e conscientizar os motoristas, é que o Doutor Multas – empresa de recursos administrativos de multas de trânsito- criou o aplicativo Motorista Consciente.

O aplicativo permite que o usuário indique quais bebidas ingeriu, como agir em uma blitz de trânsito, tirar dúvidas sobre a legislação, além de suporte gratuito de especialistas. A ferramenta também mostra quanto tempo o motorista deverá esperar até poder dirigir novamente. A ferramenta é de fácil utilização e totalmente gratuita.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.