MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Cemaden alerta para fortes chuvas no estado do RJ nos próximos dias

Há risco de alagamentos e deslizamentos, principalmente para a Região Serrana. Nessa terça-feira, temporal em Petrópolis deixou dezenas de mortos

Por Bianca Chaboudet
16/02/22 - 12:07
Cemaden alerta para fortes chuvas no estado do RJ nos próximos dias Cemaden alerta para alto risco de alagamentos e deslizamentos de terra na Região Serrana | Foto: Bianca Chaboudet

As chuvas fortes que caíram na Região Serrana do Rio na tarde dessa terça-feira, 15, deixaram fortes impactos, principalmente em Petrópolis, e a previsão é de mais precipitações para os próximos dias para o estado do Rio.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) informou que ainda há risco hidrológico considerado muito alto, com destaque para a Região Serrana.

Podem ocorrer pancadas de chuva isoladas, com forte intensidade em um curto período de tempo, ao longo da tarde. Para quinta e sexta-feira, também há um alerta de grandes acumulados de chuva para a região.

Essa previsão tende a se manter pelos próximos sete dias, causando um acumulado médio acima do normal histórico para o período

Com relação aos riscos geológicos, relacionados a quedas de barreiras, o Cemaden também considera muito alta a possibilidade de ocorrências nas cidades serranas, devido aos acumulados maiores que 250mm nas últimas 24h, somado à previsão de novos temporais.

Cidades já castigadas

Petrópolis foi o município mais atingido pelo temporal de terça-feira. Segundo a Defesa Civil, até a manhã desta quarta, dezenas de pessoas morreram em decorrência das chuvas. O Corpo de Bombeiros continua fazendo buscas nos locais onde foram registrados deslizamentos de terra.

De acordo com a Prefeitura de Petrópolis, cerca de 80 casas foram atingidas no morro da Oficina, no Alto da Serra.

Em Teresópolis, cinco ocorrências foram registradas pela Defesa Civil, as principais foram um deslizamento de terra e um alagamento em residência, mas não houve vítimas nem desabrigados ou desalojados.

De acordo com a prefeitura, as sirenes foram acionadas na comunidade da Coreia, no Meudon, onde foi atingido o índice pluviométrico de 61mm/h. No local, o índice de protocolo de acionamento é de 45mm/h.

Teresópolis está em Estágio de Atenção devido aos acumulados e à previsão de continuidade de chuva moderada a ocasionalmente forte no final desta tarde e início da noite desta quarta.

A população deve ficar atenta aos avisos enviados por SMS e também ao acionamento das sirenes.

Duas ocorrências de deslizamentos de terra foram registradas na RJ-172, que liga o município de Santa Maria Madalena a São Sebastião do Alto. Ninguém se feriu no local, e o tráfego na estrada funciona no sistema pare e siga.

O Departamento de Estradas de Rodagens (DER) já atua no local.

Trecho da RJ-172 funciona em pare e siga, devido deslizamento de terraTrecho da RJ-172 funciona em pare e siga, devido deslizamento de terra | Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros de Santa Maria Madalena

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.