MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Com fantasias deixadas na Sapucaí, Cachoeiras de Macacu faz primeiro Carnaval Sustentável

Iniciativa reutiliza fantasias usadas no último ano para reduzir impactos no ambiente

Por Nai Frossard
20/02/23 - 11:57
Com fantasias deixadas na Sapucaí, Cachoeiras de Macacu faz primeiro Carnaval Sustentável Carnaval Sustentável foi lançado em Cachoeiras de Macacu com festa | Foto: Divulgação/Funarj

Distante 38 quilômetros de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, a cidade de Cachoeiras de Macacu está realizando o primeiro Carnaval sustentável.

A cidade no meio de uma paisagem verde possui cerca de 54% de Mata Atlântica preservada e foi usada como modelo para a realização do ‘Carnaval Sustentável 2023’.

A ação reutiliza fantasias usadas no Carnaval 2022, nos desfiles das Escolas de Samba das Séries Ouro e Especial, que foram deixadas na área de dispersão da Marquês de Sapucaí, no Rio.

Ao utilizar, reutilizar e transformar as fantasias e adereços, o folião contribui para a redução de carbono, reduzindo os impactos negativos no ambiente.

O projeto batizado como 'A Nossa Alegria nos Sustenta' traz conscientização sobre o tema e ainda serve de exemplo a outros municípios, como afirmou o governador Cláudio Castro:

Aliar cultura e sustentabilidade, além de trazer ganhos para o meio ambiente, também é uma forma de dar visibilidade à causa ambiental.

A secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, apontou Cachoeiras de Macacu como um exemplo no cuidado do meio ambiente e que agora ganhou um reforço no Carnaval:

Estamos aliando cultura e sustentabilidade, numa campanha de conscientização que envolve o Carnaval da Sapucaí, com materiais que brilharam na Avenida e que ganham um novo significado, promovendo o Carnaval do interior.

O projeto foi feito em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e o projeto Sustenta Carnaval.

Cidade verde

O município que possui em seu território uma ampla cobertura vegetal, abrigando a maior unidade de conservação do Estado, o Parque Estadual dos Três Picos - é responsável pelo abastecimento com água de qualidade para mais de 2,5 milhões de pessoas. Por isso, como ressaltou o prefeito Rafael Miranda, precisa seguir investindo na sustentabilidade.

A cidade detém o maior ICMS Verde do Estado e essa iniciativa contribui para nortear nosso trabalho. Além disso, temos um dos carnavais de rua mais tradicionais do Estado. Portanto, unir essas duas potencialidades da nossa terra é uma honra e grande alegria pra nós.

Conscientização

Para Mariana Pinho, idealizadora do projeto Sustenta Carnaval, a conscientização ambiental no carnaval é uma pauta que precisa avançar nos próximos anos.

Com a primeira doação, que reuniu mais de 100 quilos de material, serão neutralizados na bioesfera 4,5 mil quilos de CO²eq:

Fizemos um trabalho de parceria e diálogo com todo segmento da indústria criativa do Carnaval para que a sustentabilidade seja uma pauta para além do enredo.

O projeto Sustenta Carnaval tem o apoio da Federação da Indústria Criativa Cultural do Carnaval do Estado do Rio de Janeiro (FICCCERJ) e da Associação Recreativista Escola de Samba Vizinha Faladeira, que armazenou o material recolhido pelo projeto.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.