MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Cantagalo celebra 206 anos de muita história no interior do estado

Cidade comemora sua elevação à cidade com direito a evento na Câmara de Vereadores

Por Matheus Oliveira
09/03/20 - 15:12
Cantagalo celebra 206 anos de muita história no interior do estado Cantagalo foi elevada à categoria de cidade após decreto de D. João, em 1814 | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Cantagalo em festa! A cidade da Região Serrana completa 206 anos de muita história, nesta segunda-feira, dia 9 de março. O município possui muitos personagens ilustres e uma grande tradição na serra fluminense.

Com cerca de 20 mil habitantes, de acordo com o IBGE, a cidade é dividida nos distritos sede, Santa Rita da Floresta, Euclidelândia, São Sebastião do Paraíba e Boa Sorte. Tem como vizinhos os municípios de Cordeiro, Macuco e Trajano de Moraes.

O centro de Cantagalo é rico em construções históricas do ciclo do café no Vale do Paraíba como a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, com painéis do artista plástico italiano Antônio Maria Nardi; o Palacete do Gavião, a cerca de 2 km do centro, que pertenceu ao Barão de Nova Friburgo, Clemente Pinto; a Casa de Euclides da Cunha, museu dedicado ao autor do clássico “Os Sertões”, escritor nascido no município; e a Fazenda São Clemente, com arquitetura eclética de elementos neoclássicos, localizada em Boa Sorte, 5º distrito do município.

No passado, a cidade foi primeiro uma espécie de aldeia de Santo Antônio de Sá e, em 9 de março de 1814, D. João VI, ainda príncipe-regente, assinou um decreto criando e emancipando a histórica cidade serrana.

Fazia parte do território de Cantagalo o que hoje compreende as cidades de Nova Friburgo, Cordeiro, Duas Barras, Santa Maria Madalena, Carmo, Macuco, Bom Jardim, Sumidouro, São Sebastião do Alto, Trajano de Moraes, Sapucaia, Três Rios, Areal, Paraíba do Sul e Comendador Levy Gasparian.

Neste ano, a cidade ganhou destaque com o carnavalesco Tarcísio Zanon, nascido em Cantagalo, ter levado a Viradouro ao título do Carnaval carioca, e com o atacante Romário se destacando no Campeonato Mineiro pelo Boa Esporte.

Programação de aniversário

Para celebrar a data, será realizada nesta segunda-feira, a 3º edição da Conferência da Cidade, a partir das 19h, na Câmara de Vereadores de Cantagalo.

O tema do evento será “O Catolicismo na Ocupação das Novas Minas de Cantagalo: Uma História de Desacato e Desagravo ao Santíssimo Sacramento”. A palestra ficará a cargo do professor Anderson José Machado de Oliveira com mediação dos docentes Sheila de Castro Faria e João Bôsco.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.