Câmera especial é furtada no Parque dos Três Picos, em Friburgo, e ambientalista faz apelo por devolução
Objeto era um dos equipamentos que monitoravam a fauna e a flora da região
Câmera era um dos equipamentos instalados no Parque Estadual dos Três Picos
|
Foto: Reprodução/Portal Multiplix
O ambientalista e fotógrafo Juran Santos, uma das pessoas à frente do Projeto Aventura Animal, denunciou na internet o furto de uma das câmeras especiais usadas como 'armadilhas fotográficas'.
Esses equipamentos fazem capturas das imagens da fauna e da flora do Parque Estadual dos Três Picos, na Região Serrana do Rio
Ao Portal Multiplix, ele disse que o objeto estava instalado em um trecho em Nova Friburgo e que o desaparecimento foi identificado nessa quarta-feira, 5:
Quando a gente foi lá para trocar as baterias e pegar as imagens, a câmera não estava mais lá.
Nas redes sociais do projeto, Juran falou sobre a importância desse equipamento e fez um apelo para que a câmera seja devolvida.
Veja o vídeo abaixo:
Juran ressaltou ainda que o equipamento é avaliado em torno de R$ 800. Mas, além da perda material, as imagens que estavam no cartão irão fazer falta para o projeto:
É muito ruim, porque a gente faz um projeto tão sério, em nível de pesquisa e registro das espécies ameaçadas. As imagens acabam fazendo uma falta gigantesca. Foi muito triste terem levado a câmera e o cartão.
Ele explicou que, ao longo dos anos, o projeto vem fazendo o monitoramento da vida silvestre com câmeras do modelo 'Trap' na Região Serrana.
O fotógrafo contou que o equipamento furtado já registrou, inclusive, a presença do gato-maracajá e do gato-do-mato.
Confira algumas imagens feitas pelo Projeto Aventura Animal:
Essa não é a primeira vez que esse tipo de crime acontece na área do parque, como disse Juran:
Em outras ocasiões, os objetos espalhados pela região já foram furtados. Alguns até foram devolvidos para o projeto depois.
Projeto Aventura Animal
O Projeto Aventura Animal começou em 2021. Ele foi idealizado pelo ambientalista Juran Santos e contou com o apoio do técnico e auxiliar de campo, Franco Carlos Estebanez.
Todas as câmeras espalhadas no Parque Estadual dos Três Picos funcionam como importantes ferramentas para as pesquisas sobre a fauna e flora da região.
O projeto atua em diversas áreas da Região Serrana do Rio capturando vídeos de várias espécies.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.









