MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Cabo Frio deve receber 470 mil turistas entre os feriados da Padroeira e Dia do Professor

‘Semana do Saco Cheio’ promete movimentar setor hoteleiro; taxa de ocupação deve chegar a 90% no dia 12

Por Déborah Carvalho
10/10/22 - 14:04
Cabo Frio deve receber 470 mil turistas entre os feriados da Padroeira e Dia do Professor Cabo Frio deve receber 150 mil turistas entre os dias 12 e 16 de outubro | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O período entre os feriados de Nossa Senhora de Aparecida, dia 12, padroeira do Brasil, e o Dia dos Professores, dia 15, conhecido como ‘Semana do Saco Cheio’, costuma ter movimento intenso em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio.

Também chamada de ‘semana de primavera’, é a época em que muitas escolas e instituições de ensino do país, principalmente as de Minas Gerais, adotam o recesso escolar. Com isso, proporcionam a chegada de visitantes à cidade, uma das mais procuradas pelos turistas mineiros.

Segundo a Associação de Hotéis de Cabo Frio, a taxa média de ocupação em hotéis e pousadas é de 80%. Até o feriado desta quarta-feira, dia 12, a taxa de ocupação das hospedarias da cidade deve chegar a 90%. Já entre os dias 13 e 16, a taxa de ocupação ficará em 70%, número considerado positivo para esta época do ano.

“Historicamente, a ‘Semana do Saco Cheio’ é uma das melhores datas para a nossa rede hoteleira, assim como a Semana Santa”, disse Carlos Cunha, presidente da associação.

A Secretaria de Turismo estima que cerca de 470 mil turistas permaneçam na cidade até o próximo domingo. De acordo com o município, a previsão de ocupação do Terminal de Ônibus de Turismo (TOT) é de lotação máxima até a quarta-feira, dia 12. Entre os dias 13 e 16, a taxa de ocupação registrada, até agora, é 90%.

“A expectativa é muito boa para o turismo, com a cidade cheia durante toda a semana. Para entreter nossos visitantes, Cabo Frio tem programação especial com o Festival do Camarão, na Praia do Siqueira, e a Feira Multicultural, na Praia do Forte”, afirma Katyuscia Brito, secretária de Turismo, Esporte e Lazer.

Pela Via Lagos, a expectativa é que aproximadamente 214 mil veículos passem pela praça do pedágio até domingo, dia 17. Nesta segunda, dia 10, e terça, dia 11, dias de maior fluxo de turistas, são esperados 19 mil e 17 mil veículos, respectivamente.

‘Semana do Saco Cheio’

A data surgiu no Brasil, nos anos 80, após estudantes emendarem os feriados com a proposta de descansar dos estudos.

Estado de humor intensificado, principalmente, no fim do ano, o famoso “saco cheio” representa a intolerância com os preparativos do vestibular.

Além de Minas Gerais, o recesso também é adotado em outros lugares, como alguns municípios paulistas, estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, algumas cidades de Goiás e alguns estados do Nordeste.

Veja outras notícias da Região dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.