MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Cabo Frio: a cidade em que menos chove no estado do Rio

Município da Região dos Lagos tem pouca chuva e vegetação de lugar semi-árido

Por Bernardo Fonseca
17/07/18 - 15:23 | Atualizada em 29/01/20 - 17:56
Quando o sertão vira mar: Cabo Frio  é a cidade mais seca do estado do Rio Praia do Forte é uma das principais praias de Cabo Frio, na Região dos Lagos | Banco de Imagem

Os municípios do Rio de Janeiro estão entre os com maior volume de chuva anual do país. Em áreas de serra, o volume pode passar dos dois mil milímetros, como em Petrópolis (2.263 mm), ou mesmo em regiões litorâneas, como Paraty (2.370 mm). Mesmo assim, uma cidade em específico figura entre as mais secas do Brasil: Cabo Frio.

Os cabofrienses convivem com uma média histórica de precipitação anual de 786 milímetros. Como comparação, o nível é semelhante aos índices pluviométricos de regiões do semi-árido nordestino, cuja média varia entre 500 e 800 mm. É quase um sertão em terras fluminenses.

Chama a atenção o fato de a chuva ser bem distribuída ao longo dos meses, sem grandes alterações devido às mudanças de estação. O mês mais seco é fevereiro (37 mm) e o mais chuvoso é novembro (93 mm).

Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) revelam outra informação curiosa: com o clima seco, não faltam dias de sol. Em dezembro, por exemplo, chove em apenas nove dias, e em fevereiro, somente em quatro.

Alguns estudos colocam Cabo Frio como "enclave" geográfico, com clima semi-árido, de vegetação de caatinga, e poucas árvores, apesar de rodeada pela Mata Atlântica. Essa situação se reflete nas altas temperaturas, que só podem ser amenizadas pelo tradicional vento constante vindo do oceano, já que não dá para contar muito com a chuva.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.