Breazail: documentário sobre a origem do Brasil será lançado nesta sexta-feira em Cabo Frio
Lançamento do curta-metragem ocorrerá na mesma data em que é celebrado o Dia do Pau-Brasil

Nesta sexta-feira, 3, será celebrado o Dia Nacional do Pau-Brasil e para celebrar a data, Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, vai receber o lançamento do documentário ‘Breazail – A Origem do Brasil’, que aborda a exploração desse tipo de árvore no país.
O curta-metragem, que conta com cenas gravadas na cidade, terá sua sessão de estreia na Casa Museu Carlos Scliar, no Centro, a partir das 20h. A entrada será gratuita. A obra também será lançada no YouTube.
O curta-metragem, de dez minutos, teve cenas gravadas também em Portugal e na França. No elenco, atores, historiadores, biólogos e até músicos ajudam a contar como foi a exploração do Pau-Brasil desde de 1500, com a chegada dos portugueses em terras brasileiras.
Após a estreia, será promovida uma roda de conversa com o elenco. Por fim, o público presente será presenteado com mudas de Pau-Brasil.
Contemplado pela Lei Paulo Gustavo, o projeto teve cerca de cinco meses de produção entre escolha de elenco, figurino, locações, gravações e finalização.
Diretor Calos Henrique (esquerda) com a equipe de produção durante gravação na Europa | Foto: Divulgação
Para o cabo-friense e diretor do documentário, Carlos Henrique Ferreira, esse é um trabalho de conscientização e valorização da memória:
Eu sempre me interessei pela história local aqui da região e, nos últimos anos, me aproximei por assuntos ligados ao desmatamento e a importância da preservação ambiental, a partir daí me aprofundei na pesquisa sobre a exploração do Pau-Brasil.
O diretor ressalta ainda a importância de registrar a história para que ela não se perca: “pode parecer algo simples, mas o Pau-Brasil está ligado diretamente a história do nosso país, inclusive o nome ‘Brasil’ e a nacionalidade ‘brasileira’ vieram desta árvore e muita gente não sabe disso”, destacou.
Serviço:
Onde: Casa Museu Carlos Scliar
Quando: sexta-feira, 3, a partir das 20h
Quanto: entrada franca
Classificação: livre
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!