MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Anvisa suspende produção e venda de todos os alimentos da marca Fugini

Empresa diz que produtos são seguros para consumo e que seguem à disposição dos consumidores

Por Redação Multiplix
30/03/23 - 11:35
Anvisa suspende produção e venda de todos os alimentos da marca Fugini Anvisa proíbe produção e comercialização de produtos da Fugini | Foto: Divulgação/Fugini

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a fabricação, comercialização, distribuição e uso de todos os alimentos da marca Fugini.

Os principais produtos fabricados pela empresa são molhos de tomate, conservas vegetais e outros molhos, como maioneses e mostardas.

A medida é válida apenas para os produtos que estão em estoque na empresa.

A ação é preventiva e foi adotada após a realização de uma inspeção sanitária conjunta realizada pela Anvisa, pelo Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo e pela Vigilância Sanitária Municipal de Monte Alto (SP).

Na ação, foram identificadas falhas graves de boas práticas de fabricação relacionadas à higiene, controle de qualidade e segurança das matérias-primas, controle de pragas e rastreio, entre outras.

Essas falhas podem impactar a qualidade e a segurança do produto final, ainda segundo a inspeção.

Essa suspensão é válida até que a empresa adeque o processo de fabricação de seus produtos às boas práticas de fabricação.

Maionese

Outra medida da Anvisa proíbe a comercialização, distribuição e o uso, além de determinar, o recolhimento de todas as apresentações da maionese da marca Fugini, com vencimento em janeiro, fevereiro ou março de 2024.

A proibição vale também para todos os lotes que irão vencer em dezembro de 2023, com numeração iniciada por 354.

A medida foi adotada em razão do uso de matéria-prima vencida na fabricação da maionese, de acordo com a Anvisa.

Conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC), alimentos vencidos (incluindo suas matérias-primas), são considerados impróprios para o consumo e a exposição deles à venda ou ao consumo é considerada infração sanitária.

Estabelecimentos comerciais e consumidores que tiverem os lotes da maionese não devem utilizá-los.

A recomendação é entrar em contato imediato com a empresa Fugini Alimentos Ltda., que deve realizar o recolhimento do produto.

O que diz a empresa

Através das redes sociais, a Fugini emitiu um comunicado aos estabelecimentos e consumidores.

Veja na íntegra:

Seguindo nosso estilo transparente e de respeito aos consumidores, faremos o seguinte esclarecimento sobre as informações incorretas que têm sido divulgadas pelas mídias sociais.

Passamos por um processo de vistoria em uma de nossas fábricas, na cidade de Monte Alto - SP, que gerou uma ordem para alteração de alguns processos e procedimentos internos, respeitamos e, rapidamente, alteramos os pontos indicados.

Importante destacar que não há nenhum lote com recall e a comercialização e consumo dos nossos produtos seguem normalmente, nos pontos de vendas do varejo.

Todos os produtos Fugini que se encontram para consumo nas casas, à venda nos mercados ou estocados nos centros de distribuição, seguem seguros e disponíveis para os consumidores.

Sempre cumprimos com todas as obrigações. Prova disso, em mais de 25 anos de operação, jamais tivemos um único lote de produto retido por problema de recall. Somos uma marca muito querida pelos consumidores e respeitada pelo mercado como um todo. E assim seguiremos.

Para o esclarecimento de dúvidas ou informação adicional, a empresa coloca à disposição dos consumidores os canais de atendimento e telefone 0800 702 4337.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.