Águas de março! Meteorologista explica como deve ser o final do verão no estado do Rio
Marlene Leal, do Inmet, antecipa o que esperar do clima e das temperaturas nos dias finais da estação

“São as águas de março fechando o verão, é a promessa de vida no teu coração...” O trecho da música de Tom Jobim, que virou sucesso na voz de Elis Regina, define bem o atual momento. Mas para saber como, de fato, o verão vai acabar, a reportagem do Portal Multiplix conversou com a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Marlene Leal.
E sim, as águas de março já estão aí. De acordo com a especialista do Inmet, um sistema frontal no litoral da Região Sudeste traz pancadas de chuva e trovoadas para todo o estado.
“No momento, embora a temperatura não tenha caído tanto, existe um sistema frontal no litoral da região sudeste, basicamente entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, causando pancadas de chuva e trovoadas, principalmente nos períodos da tarde e madrugadas”, explica Marlene.
Segundo ela, “essa situação deverá persistir até o início da madrugada desta quarta-feira, dia 10 de março, com bastante nebulosidade em todo o estado.”
Depois disso, Marlene relata que o tempo deve melhorar para o estado do Rio contando com dias de céu aberto, aumento gradativo das temperaturas e ainda com pancadas de chuva.
“O tempo tende a dar uma melhorada, amanhecendo com céu limpo, temperatura subindo gradativamente, porém mantendo as pancadas de chuva de forma passageira nos fins de tarde, típicas de verão, até o final da estação”, detalha Marlene.
Por fim, ela deixa um alerta: no fim do verão, zonas de convergência vão trazer pancadas de chuva para o território fluminense.
“O outono começa no dia 20 de março, às 6h38 e pancadas de chuva, por vezes fortes, ainda devem ocorrer até o final do verão, por conta das zonas de convergência, saindo da região Norte em direção ao litoral”, completa a meteorologista.
Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.