MENU

Portal Multiplix

Lipoaspiração high definition (lipo de alta definição)

Por Glauco Rocha
24/10/19 - 09:34

A lipoaspiração, como já dissemos em artigo anterior, foi idealizada pelo cirurgião francês Yves Gérrard Illouz, em 1979, e apresentado ao mundo pela 1ª vez no Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, em 1980, realizado em Fortaleza – CE. O professor Illouz sempre foi muito ligado ao Brasil e aos colegas brasileiros, tanto que numa de suas últimas apresentações foi no Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica de 2014, na Bahia, antes de nos deixar nesta vida terrena.

Este procedimento ao longo destes anos passou por várias transformações, sendo por algum tempo utilizado como tempo cirúrgico principal e passando, nos últimos 20 anos, a figurar como tempo cirúrgico coadjuvante, tendo papel importante na complementação e otimização de resultados em todo tipo de cirurgia (mama, abdome, face etc.).

Porém, este procedimento voltou a ser o principal protagonista em cirurgias de modelagem e melhora do contorno corporal, através dos novos entendimentos e conceitos na aspiração de gordura, o que convencionou-se chamar de “Lipoaspiração High Definition” (Lipo de Alta Definição).

Todo este aperfeiçoamento cirúrgico tem fundamento em nova compreensão de como se aspirar o excesso de gordura.

A camada gordurosa do corpo humano no subcutâneo é dividida em dois planos, superficial e profundo. A técnica de lipoaspiração baseava-se na aspiração vigorosa da camada de gordura do plano profundo, e uma aspiração cautelosa, menor, e com cânulas bem finas no plano superficial, com o objetivo principal de não causar danos ao plano vascular subdérmico, fonte importante na manutenção da vitalidade e viabilidade do tecido cutâneo que cobre o nosso corpo.

Nesta nova abordagem, decorrente de estudos e experimentações através de uma abordagem tridimensional com novos conceitos de lipossucção da gordura, a aspiração do plano superficial passou a ser efetuado em áreas restritas, com mais vigor e efetividade, geralmente acima dos sulcos entre os grupos musculares, causando danos mínimos ao plexo subdérmico.

Com este novo entendimento, objetiva-se evitar o resultado considerado plano e sem definição, proporcionando ao inverso um resultado diferenciado, corpo esculpido, mais definido e mais atlético, deste modo elevando o nível de satisfação dos pacientes. Mas como toda cirurgia, existem seus limites e alguns cuidados que devem ser observados. Os pacientes para este tipo de procedimento deverão ser bem selecionados, porque, como já sabemos, lipoaspiração tem sua melhor indicação para gordura “localizada”, não sendo método emagrecedor, ou seja, pacientes que já são mães, tem excesso e flacidez de pele, cicatrizes de cirurgias anteriores e estão acima do peso, podem não obter o melhor resultado e as vezes não sendo aprovados(as) para este tipo de cirurgia.

Resumindo, para esta cirurgia as melhores candidatas (os) são pacientes jovens, com somente gordura localizada, sem grandes excessos e flacidez de pele, e sem cirurgias prévias.

Outro fator a ser destacado é que alguns autores além de procederem a lipo de alta definição, também propõem a injeção da gordura aspirada, dentro dos gomos musculares, com o intuito de torna-los mais volumosos, conduta esta, que tem provocado muita polêmica e controvérsias, sob a suspeita de maior probabilidade de episódios de embolia gordurosa. Muitos estudos estão sendo feitos, muitas pesquisas em andamento, até que se chegue a uma conclusão equilibrada quanto a esta enxertia de gordura intramuscular.

Em nossa opinião pessoal, a lipo de alta definição veio para ficar, mas deve ser efetuada por cirurgiões experientes, com muito cuidado e com rigorosa seleção dos pacientes.

Ainda não conseguimos evidenciar fundamentos científicos, que nos deem segurança e tranquilidade para injetar gordura dentro dos músculos. Mas a “Lipo High Definition” é uma nova abordagem muito promissora, e os resultados iniciais têm sido espetaculares.

A região abdominal, que é a região corporal mais procurada para esta cirurgia, não é uma área plana, ela é uma combinação de convexidades e concavidades, que seguem a anatomia óssea e muscular profunda.

A lipoaspiração de alta definição é uma evolução da técnica tradicional de lipoaspiração. O tratamento da camada superficial é necessário para se atingir o aspecto de um abdome atlético e/ou mais definido.


O Portal Multiplix não endossa, aprova ou reprova as opiniões e posições expressadas nas colunas. Os textos publicados são de exclusiva responsabilidade de seus autores independentes.