MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Longas filas para a aplicação da segunda dose das vacinas contra Covid em Nova Friburgo

Município aplicou nesta quarta, 25, doses da CoronaVac, Pfizer e AstraZeneca. Calendário de aplicação desta última estava atrasado por falta de estoque suficiente do imunizante

Por Kessia Coutinho
25/08/21 - 13:51 Atualizada em 25/08/21 - 14:22
Longas filas para a aplicação da segunda dose das vacinas contra Covid em Nova Friburgo Fila para receber a segunda dose da vacina da AstraZeneca na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), nesta quarta, 25 | Foto: Kessia Coutinho

A aplicação da segunda dose das vacinas CoronaVac, Pfizer e AstraZeneca nesta quarta-feira, 25, em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, foi marcada por longas filas em diferentes locais de vacinação.

A situação foi agravada devido ao atraso de uma semana no calendário para quem deveria ter tomado a segunda dose da AstraZeneca na semana passada, quando não havia estoque suficiente e a aplicação foi suspensa pela prefeitura. Com isso, houve grande procura hoje nos pontos de vacinação.

Em Olaria, os imunizantes foram aplicados na quadra da escola de samba Imperatriz de Olaria, na rua Manoel Lourenço Sobrinho, desde às 9h da manhã. A fila do lado de fora do local se estendeu por toda a via e dobrou a rua Gustavo Lira.

Na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), no bairro Lagoinha, a fila nesta manhã também era grande. Voluntários da Cruz Vermelha (CV) auxiliavam na organização.

A professora Aline Moraes era para ter tomado a segunda dose da AstraZeneca no dia 18, mas com a falta do imunizante só conseguiu nesta quarta. Ela relatou à reportagem que chegou ao local às 7h da manhã, mas que muita gente já aguardava na fila. Ela se queixou da desorganização e da suposta falta de respeito aos protocolos de prevenção.

“A pessoa da Cruz Vermelha que organiza a fila toca de um em um para que eles andem, ignorando as medidas de distanciamento. A pessoa que está fazendo o cadastro de quem vai ser vacinado está com a máscara arriada, com o nariz para fora, tudo errado. E as pessoas da fila começaram a se irritar, houve quase uma tentativa de briga”, relatou.

Quem foi receber uma dose da CoronaVac ou da Pfizer encarou fila, mas sem demora. É o caso do músico José Augusto de Oliveira. “Cheguei por volta das 9h30, mas a fila andou muito rápido, pois a minha era Pfizer. Parece que a fila da AstraZeneca que estava maior”, disse.

Consegui tomar a segunda dose no prazo, marcado para hoje, dia 25, e é um alívio. Especialmente eu que estou começando a retomar o trabalho. Vou manter todos os cuidados, como máscara, álcool gel e distanciamento. E quero deixar um apelo para os jovens e para todo mundo que ainda precisa tomar a segunda dose, que venha tomar o mais rápido possível

O publicitário Alessandro Cosme avaliou que a fila poderia estar mais organizada, mas que conseguiu tomar a vacina sem precisar chegar muito cedo à Uerj. Situação parecida com a do radialista Roberto de Sá. “Tem mais ou menos 20 minutos que eu cheguei, mas porque sou deficiente físico, então tenho prioridade. A fila está realmente grande, mas não está demorado. Estou tomando a segunda dose no dia certo mesmo”, finalizou.

Segunda dose da AstraZeneca

Quem precisou tomar a segunda dose enfrentou filas desde cedoQuem precisou tomar a segunda dose enfrentou filas desde cedo | Foto: Valescka Vogas

Em relação ao cronograma de segunda aplicação, a Prefeitura de Nova Friburgo informou que devido à escassez da AstraZeneca em todo o país, o município vacinará a população, nesta quarta, com todas as doses que estão em estoque e não haverá reposição de imunizantes neste dia.

Logo, quem está com a segunda dose da AstraZeneca agendada para depois do dia 25 de agosto precisará esperar o envio de uma nova remessa de vacinas do Ministério da Saúde para o Governo do Estado do Rio de Janeiro repassar a Nova Friburgo.

Continuação do calendário nesta quinta-feira

Até quinta-feira, 26, completarão o esquema vacinal as pessoas com comorbidade acima de 18 anos e que receberam a primeira dose da Pfizer. A vacinação para esse público acontece somente na Uerj, das 9h às 15h.

É necessária a apresentação do CPF, RG, cartão do SUS, comprovante de residência e carteirinha de vacinação para quem for receber a segunda dose.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.