MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Vai viajar para o exterior? Confira dicas para a retirada do passaporte

Para quem deseja realizar uma viagem para fora do país, é necessário ficar atento aos prazos e aos documentos solicitados para a emissão do passaporte, obrigatório na maioria dos países

Por Luisa Machado
18/11/19 - 06:00
Vai viajar para o exterior? Confira dicas para a retirada do passaporte Passaporte é necessário para visitar países fora do Mercosul | Foto: Banco de Imagem

O mês de novembro está passando e, num piscar de olhos, o fim do ano vai chegar! É tempo de férias coletivas, festas de Natal, de virada do ano e, é claro, a temporada das viagens.

Quem optou por um destino internacional, mais especificamente para fora do Mercosul, já deve preparar os documentos para que a viagem aconteça sem problemas. Um dos mais importantes é o passaporte, que é solicitado para a entrada na maioria dos países do mundo.

O órgão responsável pelo documento é a Polícia Federal (PF), que oferece auxílio virtual para quem não conhece os procedimentos de solicitação do passaporte. No site oficial, é possível encontrar uma lista de documentos necessários para que a emissão seja feita, assim como os passos a serem seguidos após o levantamento dos títulos.

Sabrinnah Leardini é designer gráfica em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, e fez o procedimento de emissão do documento para realizar uma viagem a passeio com destino a Londres, na Inglaterra. Para ela, a retirada do documento foi simples, mas foi necessária atenção em cada detalhe do processo.

“Fiz o levantamento dos documentos necessários e, só para conferir se estava tudo certinho com meu CPF e título de eleitor, fui ao TRE e atualizei meu documento. Foi bom pois tinha uma informação com erro de digitação e quando essas coisas acontecem pode demorar a saída do passaporte”, conta.

Após o recolhimento dos documentos necessários, é a hora de pagar a Guia de Recolhimento da União (Gru), a ser retirada no site da PF, e agendar o atendimento para o posto mais próximo de você.

“O site para fazer o pedido do passaporte ficava caindo, isso foi um problema. Sugiro acessar em horários com menos acesso como pela manhã cedo. O incômodo é ter que ir a outra cidade para fazer e buscar o passaporte, acho que seria interessante ter órgãos nas cidades capazes de fazer esse processo, mesmo que levasse mais tempo”, comenta Sabrinnah.

No estado do Rio de Janeiro, é possível agendar a retirada de passaporte nas seguintes cidades: Rio de Janeiro, Macaé, Cabo Frio, Petrópolis e Niterói.

Confira os documentos necessários

  • Documento de identificação oficial com foto

Serão aceitos: carteira de identidade, carteira funcional, carteira nacional de habilitação, passaporte brasileiro, carteira de trabalho e previdência social, carteira de identidade do indígena e documento de identificação digital.

A partir dos 12 anos de idade é obrigatória a apresentação de documento oficial com foto, nome completo, filiação, data e local de nascimento.

  • Comprovante de regularidade eleitoral

É necessário que o interessado leve o título de eleitor e a comprovação de que participou das últimas eleições.

  • Cadastro de Pessoa Física (CPF)

Para emissão do passaporte, é preciso mostrar o CPF para que seja feita a identificação dos contribuintes da Receita Federal.

  • Certificado de naturalização

Em caso do solicitante ser brasileiro naturalizado até novembro de 2017, é necessária a apresentação do certificado de naturalização. Naturalizados após esse período, devem informar a data de publicação da Portaria de Naturalização no Diário Oficial da União.

  • Alteração de nome/sexo

Em caso de o interessado ter feito alguma mudança no nome social ou no sexo, é necessária a apresentação de documentos atualizados contendo a nova identificação.

  • Autorização para menor/comprovação de emancipação

Para que um menor de idade retire o passaporte, é necessário que ao menos um responsável esteja presente no local, com um formulário de autorização escrito a mão e autenticado em cartório nacional. Já para a viagem de jovens menores de 18 anos que já respondem por suas ações, é necessário mostrar documento de comprovação de emancipação.

  • Autorização da Funai

Para um indígena não integrado (à sociedade), é necessário que ele seja assistido, durante o atendimento, por um representante da Fundação Nacional do Índio para que seja possível a emissão do documento.

  • Serviço militar

É obrigatório a todo brasileiro do sexo masculino apresentar o documento de dispensa do serviço militar brasileiro, ou autorização dos órgãos para a viagem, para que seja possível a retirada do documento.

  • Passaporte anterior

A apresentação do documento de passaporte, caso exista, é necessária para a emissão de um segundo documento.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.