Sede do Parque Municipal Montanhas de Teresópolis reabre nesta sexta, após interdição por incêndio florestal

Uma das trilhas continuará interditada, por tempo indeterminado

Por Luisa Machado
30/08/19 - 09:36
Sede do Parque Municipal Montanhas de Teresópolis reabre nesta sexta, após interdição por incêndio florestal A sede está fechada desde o dia 14 de agosto, quando o incêndio tomou o local | Foto: Divulgação/Prefeitura de Teresópolis

O Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, vai reabrir nesta sexta-feira, 30 de agosto, a sede da Pedra da Tartaruga para visitação pública. O local foi bloqueado após um incêndio ambiental, que destruiu uma área de cerca de 30 mil metros quadrados do parque.

O incêndio que acometeu o local começou na noite de 13 de agosto, e foi necessária a atuação de funcionários do parque e agentes dos bombeiros para que as chamas fossem apagadas, na manhã do dia 14 de agosto.

O prejuízo causado no incêndio danificou a estrutura de captação e distribuição de água para a unidade, sem contar com a perda de espécies raras de flora, como bromélias e orquídeas. O cume da Pedra do Camelo também foi queimado. A trilha que leva à pedra está interditada por tempo indeterminado até que a estrutura receba os reparos necessários.

“A Trilha da Pedra do Camelo continua interditada, por tempo indeterminado, para restauração ambiental. A área atingida é rica em fauna e flora nativas da Mata Atlântica, e um incêndio deste porte compromete seriamente a biodiversidade animal e vegetal em seu território. Além disso, prejudica o ecoturismo e as atividades de educação ambiental”, avalia Flavio Castro, secretário municipal de Meio Ambiente.

Segundo informações divulgadas pela Prefeitura de Teresópolis, as suspeitas são de que o incêndio tenha sido provocado por ação humana, uma vez que aconteceu em um dia de inverno, com a temperatura amena, em período noturno.

Uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente continua a apurar quem foi o responsável pelo crime ambiental, que atingiu 3 hectares da unidade de conservação. Ao identificar o culpado, este será multado e uma denúncia será encaminhada pela Prefeitura de Teresópolis ao Ministério Público do Rio de Janeiro.

O Parque Nacional Montanhas de Teresópolis funciona toda semana, de terça-feira a domingo, das 8h às 17h. A entrada é franca e menores de 18 anos devem estar acompanhados de responsáveis.