MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Sede do Parque Municipal Montanhas de Teresópolis reabre nesta sexta, após interdição por incêndio florestal

Uma das trilhas continuará interditada, por tempo indeterminado

Por Luisa Machado
30/08/19 - 09:36
Sede do Parque Municipal Montanhas de Teresópolis reabre nesta sexta, após interdição por incêndio florestal A sede está fechada desde o dia 14 de agosto, quando o incêndio tomou o local | Foto: Divulgação/Prefeitura de Teresópolis

O Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, vai reabrir nesta sexta-feira, 30 de agosto, a sede da Pedra da Tartaruga para visitação pública. O local foi bloqueado após um incêndio ambiental, que destruiu uma área de cerca de 30 mil metros quadrados do parque.

O incêndio que acometeu o local começou na noite de 13 de agosto, e foi necessária a atuação de funcionários do parque e agentes dos bombeiros para que as chamas fossem apagadas, na manhã do dia 14 de agosto.

O prejuízo causado no incêndio danificou a estrutura de captação e distribuição de água para a unidade, sem contar com a perda de espécies raras de flora, como bromélias e orquídeas. O cume da Pedra do Camelo também foi queimado. A trilha que leva à pedra está interditada por tempo indeterminado até que a estrutura receba os reparos necessários.

“A Trilha da Pedra do Camelo continua interditada, por tempo indeterminado, para restauração ambiental. A área atingida é rica em fauna e flora nativas da Mata Atlântica, e um incêndio deste porte compromete seriamente a biodiversidade animal e vegetal em seu território. Além disso, prejudica o ecoturismo e as atividades de educação ambiental”, avalia Flavio Castro, secretário municipal de Meio Ambiente.

Segundo informações divulgadas pela Prefeitura de Teresópolis, as suspeitas são de que o incêndio tenha sido provocado por ação humana, uma vez que aconteceu em um dia de inverno, com a temperatura amena, em período noturno.

Uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente continua a apurar quem foi o responsável pelo crime ambiental, que atingiu 3 hectares da unidade de conservação. Ao identificar o culpado, este será multado e uma denúncia será encaminhada pela Prefeitura de Teresópolis ao Ministério Público do Rio de Janeiro.

O Parque Nacional Montanhas de Teresópolis funciona toda semana, de terça-feira a domingo, das 8h às 17h. A entrada é franca e menores de 18 anos devem estar acompanhados de responsáveis.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.