MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Quatro municípios da Região Serrana ganharão roteiros de Turismo Rural

Lançamento da iniciativa acontece a partir do dia 21 de agosto

Por Matheus Oliveira
17/08/18 - 09:25
Quatro municípios da Região Serrana ganharão roteiros de Turismo Rural Projeto pretende fazer com que turistas tenham um contato maior com a natureza. | Foto: Divulgação/Sebrae

Os municípios de Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, Trajano de Moraes e Cantagalo ganharão roteiros de Turismo Rural, intitulados “Eu quero essa experiência”.

A proposta de criação dos roteiros, elaborados pelo Sebrae/RJ, tem por objetivo fazer com que os turistas tenham um contato maior com a natureza, agricultura e tradições desses destinos, que têm perfil histórico e cultural, mas não atuavam com o Turismo. 

O lançamento será durante um evento no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), que fica na Praça Tiradentes nº 69 – Centro do Rio de janeiro, no dia 21 de agosto (terça-feira), das 10h às 14h.

Além das cidades da Região Serrana citados, também ganharão roteiro de Turismo Rural os municípios de Guapimirim, Angra dos Reis, Barra do Piraí e Paraty.

Para a elaboração dos roteiros, o Sebrae/RJ realizou uma pesquisa nos municípios participantes que demonstrou que é predominante a participação familiar na atividade rural em praticamente todos os roteiros (90%). 

Entre os entrevistados, 70% afirmou que o Turismo Rural era uma atividade secundária dentro do empreendimento. A maioria é produtor rural e não tinha conhecimento do potencial turístico de seu empreendimento.

Para aumentar a rentabilidade do negócio, os proprietários dos empreendimentos rurais decidiram investir na vocação turística de sua região e os roteiros vão oferecer emoção, surpresa e interatividade através de suas atividades.

Principais características de cada roteiro

Os roteiros funcionam com agendamento, geralmente, aos finais de semana, mas é possível seu funcionamento durante a semana:

  • Nova Friburgo (Distrito de Amparo – Sítio Bonfim): Orgânicos;

  • Trajano de Moraes (Fazenda do Canteiro): Lazer;

  • Cantagalo (Distrito de Boa Sorte – Fazenda São Clemente): História;

  • Santa Maria Madalena (Venda Nova da Zezé – Restaurante): Artesanato;

  • Barra do Piraí (Distrito de Ipiabas – Fazenda São João da Prosperidade): Gastronomia;

  • Angra dos Reis (Sertão de Mambucaba - Sitio São João): Comida da Roça / Cultura;

  • Paraty (Alambique Maria Izabel): Aventura;

  • Guapimirim (Alambique Serra Verde): Bebida Artesanal e preservação ambiental.

O projeto de Turismo Rural

O projeto de Turismo Rural do Sebrae/RJ começou há dois anos com foco nos pequenos negócios.

O objetivo era diversificar a oferta turística a partir da valorização de produtos formatados de forma adequada as características locais e assim melhorar a promoção e a comercialização turística das empresas e destinos participantes.

Os produtores rurais participaram de capacitações sobre finanças e atendimento ao cliente e os roteiros foram validados por consultoria de inovação.

Serviço:

O quê: Lançamento dos roteiros de Turismo Rural - “Eu quero essa experiência”

Data: 21 de agosto de 2018

Local: CRAB (Praça Tiradentes, 69 – Centro, Rio de Janeiro/RJ)

Horário: das 10h às 14h

Inscrição para participação do evento: https://pt.surveymonkey.com/r/Inscricao20180821


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.