MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Projeto quer transformar Dunas do Peró em atrativo turístico de Cabo Frio

Local é considerado uma Área de Proteção Permanente, mas prefeitura pretende fomentar o turismo ecológico

Por Redação Multiplix
02/09/21 - 10:39
Projeto quer transformar Dunas do Peró em atrativo turístico de Cabo Frio Região do Peró, em Cabo Frio, é sede de uma Áreas de Proteção Permanente (APP) | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O Parque das Dunas do Peró em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, pode se tornar um novo atrativo turístico da cidade. O secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Carlos Cunha, informou que existe um projeto para atrair turistas e promover a atividade no espaço.

Segundo a prefeitura, o planejamento foi elaborado pela Secretaria de Turismo e pelo núcleo regional do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), no Rio de Janeiro, mas também passará pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento para aprovação. Depois, o projeto será desenvolvido para fomentar o turismo nas Dunas do Peró.

"Neste momento é algo muito embrionário. Para que possamos desenvolver essa ideia, vamos aguardar a avaliação e aprovação dos órgãos responsáveis. Queremos realizar um turismo consciente e sustentável no local", disse Carlos Cunha.

Atualmente, o local está sendo utilizado sem qualquer regulamentação. No dia 6 de agosto, a Prefeitura de Cabo Frio emitiu um comunicado orientando sobre a proibição de veículos nas dunas da cidade. Assinado pelo secretário de Meio Ambiente e Saneamento, Juarez Lopes, o documento é direcionado aos operadores de turismo.

De acordo com o texto, como as dunas são consideradas Áreas de Proteção Permanente (APP), fica proibido o tráfego de veículos nas areias até uma eventual normatização da atividade. Conforme a Lei Nº 12.651 de 2012, Área de Preservação Permanente é um espaço protegido, coberto ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, além de facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.

Veja outras notícias da Região dos Lagos do Rio no Portal Multiplix


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.