MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Projeto Montanha Solidária: "A vida pode ser emocionante", diz cadeirante que visitou Pico da Caledônia

Iniciativa em Friburgo visa a inclusão e o acesso às pessoas com algum tipo de deficiência até pontos turísticos de difícil alcance

Por Kessia Coutinho
31/07/23 - 11:52
Projeto Montanha Solidária: "A vida pode ser emocionante", diz cadeirante que visitou Pico da Caledônia Visita ao Pico da Caledônia aconteceu na última semana | Fotos: Reprodução/Redes Sociais

O clima seco, o tempo aberto e o frio fazem com que as cidades serranas sejam muito procuradas por quem quer curtir a natureza e está em busca de aventura durante o inverno.

Em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, as trilhas até as montanhas Catariana, Imperador e Caledônia são algumas das mais visitadas.

Os locais são de difícil alcance, porém, o que muita gente não sabe, é que realizar esse sonho já é possível para todos, até mesmo para Pessoas com Deficiência (PcDs).

O projeto ‘Montanha Solidária’ visa a inclusão com formas inovadoras de tornar essas atividades acessíveis.

Na última semana, essa iniciativa teve mais uma conquista. O grupo auxiliou um cadeirante até o segundo pico mais alto da Serra do Mar, com 2.257 metros de altitude, o Pico da Caledônia, que está inserido no Parque Estadual dos Três Picos.

Pela primeira vez, um cadeirante alcançou o cume do segundo pico mais alto da Serra do Mar Pela primeira vez, um cadeirante alcançou o cume do segundo pico mais alto da Serra do Mar | Foto: Reprodução/Redes Sociais

A subida foi bem-sucedida e contou com 26 voluntários e uma cadeira de acessibilidade, chamada ‘Julietti’.

Edmaicon Banca, conhecido como Eddy, e também embaixador do projeto, foi o primeiro cadeirante a chegar ao topo da Caledônia.

Emocionado, ele contou ao Portal Multiplix sobre essa oportunidade:

A minha vida mudou completamente quando um acidente me deixou paraplégico aos 23 anos. Lidar com a deficiência física foi um desafio e, por um tempo, eu me senti limitado e excluído da atividade que eu amava, que era o montanhismo. Mas, o destino trouxe até mim uma luz de esperança chamada ‘Montanha Solidária’.

Eddy disse que a conquista vai muito além da chegada ao cume:

Esse projeto mudou minha perspectiva de vida. Sou grato a cada membro da equipe, voluntários e companheiros de expedição. Eles me ajudaram a descobrir que a vida pode ser plena e emocionante, independentemente das circunstâncias. Me deu a oportunidade de ser uma peça, entre tantas outras, para levar esse sonho a outras pessoas com deficiência.

Jonathan Amorim foi um dos integrantes do projeto que ajudaram o cadeirante a conquistar o pico. Ele falou sobre a importância desse projeto para Nova Friburgo:

Ele já existe em outros lugares e foi importante trazer aqui para Nova Friburgo. A cidade é um polo de montanhas do estado e até conhecida no país. Começamos a arrecadar fundos e compramos essa cadeira especial para que o projeto fosse realizado.

A ‘Julietti’ é uma cadeira específica, adaptada, que permite levar pessoas com deficiência ou determinadas dificuldades de locomoção, com total segurança, aos locais em que elas jamais poderiam chegar.

Mas, para participar do projeto, é preciso que o interessado passe por uma avaliação física, antes de realizar o passeio:

A gente marca uma entrevista, faz uma visita à pessoa e uma avaliação para saber quais limitações ela possui. A partir daí, definimos o local mais adequado para o passeio. Já levamos pessoas até a Pedra do Prado, Trilha da Serra, Parque Municipal Juarez Frotté e ao Parque Estadual dos Três Picos, por exemplo.

Projeto já levou PcDs em diversos locais de Nova Friburgo  Projeto já levou PcDs em diversos locais de Nova Friburgo | Fotos: Reprodução/Redes Sociais

Jonathan acrescentou ainda que o projeto ‘Montanha Solidária’ só virou realidade devido ao auxílio que recebe:

Contamos com a ajuda de voluntários com a força [para ajudar no transporte do cadeirante] ou com o patrocínio do projeto. A gente tenta disponibilizar café da manhã e gasolina para os voluntários nos dias de atividade. Eles também costumam dar carona para as pessoas que não têm carro, por isso, o auxílio financeiro é bem-vindo.

Quem também quiser ajudar ou obter mais informações, basta acessar o Instagram do projeto e entrar em contato direto com os organizadores.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.