MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Praça do Suspiro, em Friburgo, é revitalizada com a ajuda da sociedade e terá inauguração nesta terça

Evento foi idealizado no UrbanHacking e reformulou diversos itens como a iluminação da Fonte do Suspiro e a Luz do Morro da Cruz

Por Redação Multiplix
25/09/18 - 12:02
Praça do Suspiro, em Friburgo, é revitalizada com a ajuda da sociedade e terá inauguração nesta terça Praça do Suspiro passará a contar com novidades com o intuito de atrair a atenção dos turistas | Foto: Divulgação/Sebrae

Buscando recuperar um espaço de um dos principais centros turísticos de Nova Friburgo, atraindo assim, novos visitantes, é que artistas, empresários, administração municipal, entidades e instituições do município se uniram e inauguram nesta terça-feira, dia 25 de setembro, a partir das 17h30, a revitalização da Praça do Suspiro.

A iniciativa é decorrente do UrbanHacking, evento realizado no dia 24 de junho, pelo Sebrae/RJ, que visa a intervenção dos espaços públicos para proporcionar maior interatividade e integração entre turistas e moradores com a cidade.

O projeto reformulou os seguintes itens do local:

  • Luz da Cruz no Morro do Teleférico;

  • Iluminação da Fonte do Suspiro e da Praça dos Trovadores;

  • Painel de Mosaicos: “Multiplicidade de Encantos e Tradições: Florindo Nova Friburgo”;

  • Jardim e Painel com NF.

De acordo com Fernanda Gripp, coordenadora regional do Sebrae/RJ, a ideia de realizar o UrbanHacking em Nova Friburgo faz parte de um projeto ainda maior, que é o Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), cujo objetivo é alavancar o setor de Turismo de algumas regiões do estado do Rio de Janeiro.

“Em julho de 2017, o Sebrae/RJ fez o lançamento do DTI e o município de Nova Friburgo foi contemplado para implementar o projeto no estado. Desde então, diversas ações estão sendo desenvolvidas por grupos de trabalho compostos por empresários que fazem parte da cadeia do Turismo, parceiros, lideranças locais e o poder público. Dentre as ações desenvolvidas no âmbito do DTI, podemos destacar o UrbanHacking, realizado em junho deste ano, e que desenvolveu atividades de lazer, cultura, economia criativa e entretenimento, promovendo ao mesmo tempo algumas mudanças na Praça do Suspiro, local escolhido por ter um grande fluxo de turistas, da população local e que estava carente de uma revitalização dos jardins e dos demais espaços”, explica.

Ainda segundo Fernanda Gripp, os grupos de trabalho do projeto Destinos Turísticos Inteligentes estão divididos em quatro grandes eixos: Governança, Tecnologia, Experiência e Sustentabilidade, envolvendo aproximadamente 60 pessoas atuantes nas ações previstas.

UrbanHacking

Vale lembrar que, durante a realização do UrbanHacking, em junho, na Praça do Suspiro, algumas ações de melhoria já haviam sido tomadas, entre as quais: a revitalização dos jardins da praça, a colocação de bancos de madeira e o parque infantil.

O UrbanHacking tem o intuito de tornar mais favorável o cenário de negócios na cidade, revitalizando locais nas áreas urbanas dos municípios que recebem o evento.

O evento de junho contou com apresentações artísticas, musicais, degustações, informações turísticas e apresentação de projetos sociais.

Parcerias

Somente através da parceria dos empresários do entorno da Praça do Suspiro com o poder público, artistas locais e diversas instituições da cidade, é que foi possível desenvolver um projeto de revitalização do local.

Outra parceira importante foi a da Associação Comercial Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (ACIANF), que adotou a Praça do Suspiro junto à Prefeitura Municipal para dar continuidade às ações do projeto:

“Vamos Florir Nova Friburgo”, coordenado pela entidade.

Além do Sebrae/RJ e ACIANF, também colaboram com as iniciativas de revitalização da Praça do Suspiro: o SESC/Nova Friburgo, os artistas do Mosaicos Portella, a empresa Teleférico do Suspiro, a Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, entre outros.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.