MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nem só da água do toco é feito o turismo de Cantagalo

Conheça as belezas naturais da cidade serrana

Por Juliana Guzzo
29/04/19 - 14:14
Nem só da água do toco é feito o turismo de Cantagalo Praça João XXIII, em Cantagalo, onde fica localizada o famoso "toco" | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Quem nunca ouviu a famosa recomendação quando visitou as terras cantagalenses: “cuidado com a água do toco!”, não conheceu a cidade direito. A pequena nascente de água, que jorra de um tronco de madeira, fica dentro da Praça João XXIII e rende piadas entre amigos há muitos anos pela posição curvada que se precisa fazer para beber a água na fonte.

Jardim histórico, coreto tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), santuário católico centenário. O centro de Cantagalo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, guarda parte importante da memória da região. Mas, nem só de lendas e histórias vive o turismo da cidade: com uma natureza privilegiada e um clima tropical, o município oferece opções de lazer variadas, desde balneários relaxantes a voos radicais de parapente.

Próximo ao centro do município o turista pode visitar a Reserva dos Cambucás para contemplar a flora, fauna e se refrescar no manancial de água. Ainda no primeiro distrito, os visitantes mais aventureiros podem conhecer a cidade em um voo de parapente. A pista localizada no bairro São José tem altitude de 870 metros e conta com uma operadora que oferece cursos para iniciantes.

Nos distritos de Cantagalo também sobram opções para aproveitar os dias quentes e ensolarados. Muita água doce para refrescar o calor no Amparo do Lazer, em Santa Rita da Floresta; no Balneário Vale Dourado, em Boa Sorte; no Rio Negro, em Euclidelândia, onde ficam a cachoeira do Ronca Pau e a corredeira Sete Quedas.

No distrito de São Sebastião do Paraíba, um dos mais distantes do centro da cidade, o Rio Paraíba do Sul é uma atração à parte. Marcando a divisa do Rio de Janeiro com o estado de Minas Gerais, o rio navegável possui fama de garantir boas pescarias.

A 200 km da capital do estado, e de fácil acesso aos outros municípios da Região Serrana, visitar Cantagalo é uma boa opção de lazer para toda família.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.