MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Impactado pelas chuvas, setor hoteleiro de Nova Friburgo registra baixa ocupação para o Carnaval

Calamidade em Petrópolis influenciou no cancelamento de reservas na cidade vizinha, segundo Convention Bureau

Por Natalia Amorim
24/02/22 - 15:46
Impactado pelas chuvas, setor hoteleiro de Friburgo registra baixa ocupação para o Carnaval Rede hoteleira de Nova Friburgo sofre impactos após tragédia em Petrópolis | Foto: Divulgação/Hotel Domingues

A tragédia climática que acometeu Petrópolis, na Região Serrana, na última semana, teve grande repercussão nas redes sociais e nos veículos de comunicação nacional e até internacional. E logo foi associada ao episódio de 2011, que também atingiu Nova Friburgo e outros municípios nos arredores. Isso já foi o bastante para que muitos turistas que já tinham se programado para passar o feriado de Carnaval em terras colonizadas por suíços desistissem da ideia.

Segundo o presidente do Convention & Visitors Bureau de Nova Friburgo, Edson Biá, a expectativa de ocupação da rede hoteleira para o Carnaval era de 80% a 90% neste ano, mas, na realidade, a taxa agora não passa de 50%.

“Muita gente busca o sossego e o clima de tranquilidade que as belezas naturais da cidade oferecem. Mas o medo de atravessar a serra e enfrentar problemas ocasionados pelas chuvas fez com que muita gente cancelasse as reservas. E isso impacta a economia como um todo. As peças de artesanato não vendem, os atrativos turísticos não recebem visita, os restaurantes não recebem clientes suficientes. Quando o turismo não vai bem, todas as outras atividades perdem”, disse.

Quando o turismo é afetado, a cadeia produtiva da cidade também sofre impactosQuando o turismo é afetado, a cadeia produtiva da cidade também sofre impactos | Foto: João Luccas Oliveira/Acervo

Silviane Marotti é proprietária de um tradicional hotel no centro da cidade. Ela diz que no ano passado, mesmo com as medidas restritivas da pandemia, o estabelecimento alcançou o limite de ocupação permitido pelas autoridades sanitárias com facilidade no período de Carnaval. Mas a expectativa desmoronou neste ano.

As pessoas ligam para cá achando que a nossa cidade também está destruída. Tivemos absolutamente todas as novas reservas canceladas, não sobrou nenhuma. E o impacto disso é muito grande, porque temos que devolver o valor dessas reservas, honrar com o pagamento de funcionários e quitar dívidas que estávamos negociando para depois do carnaval, pois contávamos com esta receita.

Este hotel teve todas as reservas de Carnaval canceladas após chuvas em Petrópolis Este hotel teve todas as reservas de Carnaval canceladas após chuvas em Petrópolis | Foto: Divulgação/Hotel Alê

O gerente de um outro importante hotel, também no centro da cidade, Luiz Oliveira, diz que a esperança é que o clima melhore e que os visitantes de última hora decidam vir passar os dias de recesso e feriado em Friburgo. Do total de 32 apartamentos, 12 foram cancelados imediatamente após a divulgação da tragédia em Petrópolis. Considerando dois hóspedes por quarto, são 24 a menos que o hotel vai deixar de receber no período.

Todos os clientes são unânimes quando cancelam a reserva, o medo da chuva. Hoje mesmo tive mais um cancelamento. Assim, a gente perde até a expectativa de fazer uma compra boa, pra oferecer um café da manhã bacana, a gente perde tudo.

A longo prazo, Edson Biá, acredita que campanhas de divulgação da cidade trarão resultados positivos para a rede hoteleira.

“Enquanto ainda tiver esse período de chuvas e não houver certeza de que teremos, pelo menos, de 10 a 15 dias de tempo firme, não tem como fazer campanha, como já foi conversado entre nós, prefeitura e outras instituições”, destacou o presidente do Convention Bureau.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.