Com homenagem a Niemeyer, Araruama vai inaugurar 2ª maior orla urbanizada do RJ; veja vídeo
Projeto é uma homenagem ao ilustre arquiteto que teve uma casa de veraneio na cidade
18/08/23 - 16:12

A segunda maior orla urbanizada do Estado do Rio de Janeiro passa a ficar agora em Araruama, na Região dos Lagos do Rio. A inauguração da ‘Orla Oscar Niemeyer’ será neste sábado, dia 19, a partir das 16h.
Segundo o governo municipal, a obra tem cerca de 10.827 metros de extensão e integra nove praias, com instalação de postes imperiais, ciclovia, além de rampa com acessibilidade às embarcações.
Ainda de acordo com a prefeitura, o valor da obra foi de R$ 6 milhões. Foram construídas três pontes arqueadas na orla, ligando as seguintes praias: Salinas x Centro, Pontinha x Amores, Coqueiral x Barbudo.
Veja abaixo as imagens de como ficaram alguns trechos desse projeto:
Sendo mais um ponto turístico em Araruama, a prefeitura acredita que a ‘Orla Oscar Niemeyer’ movimente ainda mais a cidade:
Junto com o turismo, o novo cartão-postal do município será de suma importância para o desenvolvimento econômico e a geração de empregos da cidade.
A expectativa é que o projeto se transforme em um verdadeiro museu a céu aberto. Para isso, cada praia vai receber a exposição de réplicas de grandes obras e monumentos do saudoso arquiteto.
Essas réplicas estarão instaladas em pontos estratégicos da orla, eternizando a história do arquiteto com o município de Araruama, onde possuía casa de veraneio no bairro Coqueiral.
No total, serão instaladas oito esculturas. Confira abaixo quais são elas:
Sambódromo (Praia do Barbudo)
Museu Oscar Niemeyer (Praia do Coqueiral)
Memorial JK (Salinas Branca)
Catedral de Brasília (Praia da Pontinha)
Igreja da Pampulha (Náutico)
Museu de Arte Contemporânea MAC (Praia dos Amores)
Centro Cultural Internacional Oscar Niemeyer (Pontinha do Outeiro)
Memorial da América Latina (Centro)
O arquiteto Oscar Niemeyer foi um dos maiores representantes da arquitetura moderna mundial. É conhecido no mundo inteiro pelo planejamento arquitetônico de vários edifícios públicos de Brasília e outras cidades do Brasil.
A principal característica de Niemeyer é o uso do concreto, vidro, curvas e vãos livres, com seu estilo inconfundível. Em seu legado, deixou mais de 600 obras pelo mundo.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.