MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Cabo Frio recebe visita técnica de representante do Ministério do Turismo para desenvolver projeto náutico

Cidade está entre as oito escolhidas em todo o país para receber o apoio do governo federal

Por Rômullo Espíndola
20/03/23 - 14:32
Cabo Frio recebe visita de representante do Ministério do Turismo para desenvolver projeto náutico Ampliação e melhoria da infraestrutura náutica estiveram em pauta | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio

Um representante do Ministério do Turismo (MTur), do governo federal, esteve em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, para uma visita técnica na última sexta-feira, dia 17.

O motivo foi a elaboração de um anteprojeto de ampliação e melhoria da infraestrutura náutica.

O município é um dos oito escolhidos em todo o Brasil, e o único do estado do Rio de Janeiro, para fazer parte do 'Projeto Infraestruturas Náuticas', uma parceria do MTur com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

De acordo com a administração municipal, além do coordenador-geral de Mobilidade e Conectividade Turística do MTur, Matheus Linhares, o engenheiro José Francisconi, do Laboratório de Transporte e Logística da UFSC, também acompanhou a visita técnica.

Ainda segundo a prefeitura, as secretárias municipais de Turismo e de Planejamento, e integrantes da Secretaria de Meio Ambiente, da Mobilidade Urbana, da Guarda Marítima e Ambiental e da Marinha do Brasil também estiveram presentes.

"Cabo Frio é um município sensacional", destacou o coordenador (ao centro) durante visita"Cabo Frio é um município sensacional", destacou o coordenador (ao centro) durante visita | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio

Conforme divulgado pelo município, a primeira parte da inspeção foi feita de barco, pelo Canal Itajuru, no trecho que vai da Boca da Barra até o Boulevard Canal.

De volta ao Terminal de Transatlânticos, a segunda etapa foi feita a pé, para observar o tráfego de embarcações e as condições estruturais dos decks e píeres existentes ao longo da orla do bairro Passagem.

Finalizando as atividades na parte da manhã, a comitiva se dirigiu até a Praia do São Bento e a Praia do Siqueira, de acordo com o governo municipal.

Para Matheus Linhares, entre os fatores para que o município tenha sido escolhido estão a quantidade de embarcações e a infraestrutura náutica existentes no local:

A primeira impressão é de que Cabo Frio é um município sensacional, muito bem estruturado, que está pronto para receber as melhorias necessárias para atender a todos os públicos.

Para a secretária de Turismo, Paula Pinheiro, o projeto é a oportunidade de buscar soluções para antigos problemas na cidade:

Não se trata somente do desenvolvimento do turismo náutico, mas também da adoção de novas práticas de navegabilidade. O objetivo é possibilitar, por exemplo, que uma pessoa saia da Passagem ou do Centro para chegar ao shopping por um táxi náutico.

Próximos passos

Segundo o MTur, a próxima etapa do projeto em Cabo Frio abordará o alinhamento técnico com demais órgãos estaduais e municipais, além da contratação dos serviços de campo necessários.

Ainda de acordo com o ministério, haverá, também, a elaboração de estudo ambiental prévio, anteprojeto de engenharia, orçamento e proposta do modelo de custeio e exploração.

Além de Cabo Frio, fazem parte dessa etapa: Fernando de Noronha (PE), Foz do Iguaçu (PR), Peruíbe (SP), Corumbá (MS), Novo Airão (AM), São Lourenço do Sul (RS) e Natal (RN).

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.