Bandeira Azul: Búzios conquista selo pela 1ª vez; Cabo Frio renova certificado pelo 5º ano
Ao todo, 29 praias e 11 marinas do Brasil foram certificadas pelos altos padrões de qualidade
04/10/22 - 15:44

Agora, a Região dos Lagos do Rio possui duas praias com o Selo Bandeira Azul, que garante a qualidade na gestão ambiental de praias e marinas espalhadas por todo o mundo.
Para se qualificar e receber esse prêmio, diversos critérios precisam ser comprovados anualmente, como: qualidade da água, atividades de educação ambiental, além de segurança e serviços de turismo sustentável.
Após 20 anos de tentativas, a Praia do Forno, em Búzios, vai receber pela primeira vez o certificado internacional. O Selo para a temporada 2022/2023 é válido até o dia 1º de novembro do ano que vem.
O balneário iniciou no ano passado o processo de certificação com a coleta de água da Praia do Forno para análise.
“É com muita alegria que Búzios recebe esse credenciamento da Praia do Forno, onde nós vamos levantar a Bandeira Azul. Será a primeira praia de muitas outras com o credenciamento na cidade. Estaremos fomentando o turismo internacional no município. É um estímulo muito grande para todo o trade turístico que trabalha na cidade” comemorou Evanildo Cardoso Nascimento, Secretário de Meio Ambiente.
O programa certificou 29 praias e 11 marinas do Brasil. A Praia do Peró, em Cabo Frio, vai hastear a bandeira pelo quinto ano consecutivo.
A renovação do selo para a temporada 2022/2023 do certificado de qualidade foi divulgada na última semana, na Dinamarca, pelo Júri Internacional durante a maior premiação global dedicada à gestão de praias, marinas e embarcações de turismo.
A bandeira ficará exposta na Praia do Peró até o dia 1º de novembro de 2023 | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio
“O Peró tem um diferencial, que é a participação efetiva da comunidade através dos Amigos do Peró. A gestão é municipal, mas é de suma importância o engajamento dos moradores, veranistas e turistas na preservação da riqueza natural e no apoio aos programas de educação ambiental e controle do espaço urbano”, disse Leana Bernardi, coordenadora nacional do programa.
As bandeiras serão entregues em novembro, durante uma cerimônia, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio.
O hasteamento será realizado entre novembro e dezembro, em data que ainda será divulgada. As bandeiras ficarão expostas nas praias até o dia 1º de novembro de 2023.
O objetivo do programa é conscientizar a sociedade quanto à necessidade de proteger ambientes marinhos e costeiros, incentivando a realização de ações com foco em qualidade e proteção ambiental.
Veja outras notícias da Região dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.