MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Bandeira Azul: Búzios conquista selo pela 1ª vez; Cabo Frio renova certificado pelo 5º ano

Ao todo, 29 praias e 11 marinas do Brasil foram certificadas pelos altos padrões de qualidade

Por Déborah Carvalho
04/10/22 - 15:44
Bandeira Azul: Búzios conquista selo pela 1ª vez; Cabo Frio renova certificado pelo 5º ano O hasteamento será realizado entre novembro e dezembro | Foto: Divulgação/Prefeitura de Búzios

Agora, a Região dos Lagos do Rio possui duas praias com o Selo Bandeira Azul, que garante a qualidade na gestão ambiental de praias e marinas espalhadas por todo o mundo.

Para se qualificar e receber esse prêmio, diversos critérios precisam ser comprovados anualmente, como: qualidade da água, atividades de educação ambiental, além de segurança e serviços de turismo sustentável.

Após 20 anos de tentativas, a Praia do Forno, em Búzios, vai receber pela primeira vez o certificado internacional. O Selo para a temporada 2022/2023 é válido até o dia 1º de novembro do ano que vem.

O balneário iniciou no ano passado o processo de certificação com a coleta de água da Praia do Forno para análise.

“É com muita alegria que Búzios recebe esse credenciamento da Praia do Forno, onde nós vamos levantar a Bandeira Azul. Será a primeira praia de muitas outras com o credenciamento na cidade. Estaremos fomentando o turismo internacional no município. É um estímulo muito grande para todo o trade turístico que trabalha na cidade” comemorou Evanildo Cardoso Nascimento, Secretário de Meio Ambiente.

O programa certificou 29 praias e 11 marinas do Brasil. A Praia do Peró, em Cabo Frio, vai hastear a bandeira pelo quinto ano consecutivo.

A renovação do selo para a temporada 2022/2023 do certificado de qualidade foi divulgada na última semana, na Dinamarca, pelo Júri Internacional durante a maior premiação global dedicada à gestão de praias, marinas e embarcações de turismo.

A bandeira ficará exposta na Praia do Peró até o dia 1º de novembro de 2023A bandeira ficará exposta na Praia do Peró até o dia 1º de novembro de 2023 | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio

“O Peró tem um diferencial, que é a participação efetiva da comunidade através dos Amigos do Peró. A gestão é municipal, mas é de suma importância o engajamento dos moradores, veranistas e turistas na preservação da riqueza natural e no apoio aos programas de educação ambiental e controle do espaço urbano”, disse Leana Bernardi, coordenadora nacional do programa.

As bandeiras serão entregues em novembro, durante uma cerimônia, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio.

O hasteamento será realizado entre novembro e dezembro, em data que ainda será divulgada. As bandeiras ficarão expostas nas praias até o dia 1º de novembro de 2023.

O objetivo do programa é conscientizar a sociedade quanto à necessidade de proteger ambientes marinhos e costeiros, incentivando a realização de ações com foco em qualidade e proteção ambiental.

Veja outras notícias da Região dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.