MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Teresópolis registra movimentação em hotéis e pousadas no primeiro fim de semana de reabertura

Locais estavam fechados há quatro meses devido ao coronavírus. Decreto municipal autoriza hospedagem e retomada das atividades para turistas até o próximo dia 28 de julho

Por Isadora Jaron
20/07/20 - 12:36
Teresópolis registra movimentação em hotéis e pousadas no primeiro fim de semana de reabertura Teresópolis recebe hóspedes no primeiro fim de semana de flexibilização | Foto: Divulgação/Convention & Visitors Bureau de Teresópolis

Um decreto municipal publicado no dia 14 de julho no Diário Oficial Eletrônico, em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, autoriza a volta das hospedagens em hotéis, pousadas e pensões, pelo menos até o dia 28 de julho. No primeiro fim de semana da retomada das atividades, o município registrou grande movimentação nos estabelecimentos.

Segundo o presidente do Convention & Visitors Bureau de Teresópolis, Pedro Alves, a retomada ainda será gradual, mas a cidade vem se estruturando para receber o visitante.

“Sabemos que a retomada vai ser lenta, principalmente em relação ao turismo, mas a nossa cidade tem uma característica de pegar um turismo muito regional. Temos muitos turistas que vem da cidade do Rio de Janeiro e de cidades próximos. E isso é um tipo de turismo que vai ter mais força. As pessoas não vão, em um momento de segurança, viajar pra muito longe, elas vão procurar lugares mais próximos, que sintam que haja segurança nos protocolos de saúde. Teresópolis está se colocando assim, como destino bem seguro”, disse.

Para abrir, hotéis e pousadas devem cumprir obrigatoriamente as regras sanitárias para prevenção da covid-19. As máscaras de proteção devem ser utilizadas por hóspedes e funcionários, os estabelecimentos devem respeitar o limite de 50% da sua capacidade, aferir a temperatura dos hóspedes/clientes no check-in e no check-out; e disponibilizar álcool gel no acesso e no interior do estabelecimento. Todas as regras podem ser conferidas no site da prefeitura.

Desde março, os hotéis, pousadas e pensões estavam fechados devido a pandemia do novo coronavírus. Entretanto, puderam voltar a funcionar de 8 de junho a 14 de julho apenas para moradores de Teresópolis, proprietários de imóveis na cidade, fornecedores da Administração Municipal e participantes de processos licitatórios, além de responsáveis pelo abastecimento de insumos e mercadorias, principalmente dos setores de saúde, alimentação, higiene e limpeza.

“Primeiro conseguimos viabilizar uma abertura que foi meio que um ensaio, porque foi uma abertura feita pro público interno, pra gente preservar a barreira sanitária. Essa abertura foi mais pra quem é aqui da cidade, ou então, pra profissionais que estão fazendo algum trabalho de manutenção ou de atendimento para as atividades essenciais. Isso foi uma pré-abertura que ajudou”, destacou o presidente do convention.

Ainda segundo Pedro, desde o ano passado, o convention vem fazendo um trabalho de aproximar os hotéis e pousadas da cidade, cultivando a comunicação, com planejamento estratégico que, de acordo com o presidente, ajudou bastante a lidar com a crise sanitária causada pelo novo coronavírus e a entender quais os caminhos do setor turístico após a pandemia.

“Nós conseguimos trazer mais pra perto vários hotéis e pousadas. Isso foi importante na crise porque ajudou nesse processo de comunicação, de informação, de capacitação. A crise veio de uma forma que ninguém estava preparado pra isso. Uma crise no mundo inteiro e o setor turístico, principalmente, ficou muito abalado, sem entender muito bem como é que isso ia ser resolvido, que direção que essa crise ia tomar, quais são as possíveis soluções. Então, essa união que a gente conseguiu fazer do Trade facilitou muito a maneira como nós lidamos com a crise”, explicou Pedro.

Mesmo com a flexibilização, Teresópolis continua registrando aumento expressivo no número de casos ativos e óbitos do novo coronavírus. Na sexta-feira, 17, por exemplo, o município estava com 945 pacientes com a doença. No sábado, 18, esse número aumentou para 961. E de acordo com o último boletim, de domingo, 19, os casos positivos foram para 881, com 28 leitos clínicos ocupados e 20 de UTI.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.