MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Terapia para quem?

⁣⁣⁣⁢⁣

Por Paula Werneck
14/12/21 - 10:07

A maior parte das pessoas que procura terapia pela primeira vez chega com uma queixa específica, como algum sofrimento, algum tipo de dificuldade ou limitação, situações causadoras de ansiedade, estresse, depressão, conflitos de relacionamento, perdas, separações, mudanças de vida ou trabalho.

Essas situações naturalmente estão presentes em muitos momentos ao longo da nossa vida e precisam de cuidado. Porém, não é preciso um evento concreto e óbvio para buscar o processo terapêutico. Não é preciso estar vivenciando um sofrimento para pensar em fazer terapia.

O autoconhecimento, a compreensão das próprias emoções, a segurança sobre suas decisões, a motivação para mudanças ou evoluções, a busca de equilíbrio, a relação mais saudável consigo mesmo, o controle do medo, a superação de problemas diversos, são apenas alguns dos benefícios conquistados através da terapia em qualquer momento da vida.

A terapia não tem um tempo pré-definido, pois depende do paciente e como ele se sente ao longo do tratamento. As sessões de terapia costumam ser semanais, o que não impede outra combinação, como maior freqüência se necessário. O investimento psíquico, esforço e capacidade do paciente em contribuir para a terapia são fatores relevantes nesse trabalho.

O psicólogo trabalha para promover autonomia do paciente e permitir que o tempo do processo terapêutico seja uma escolha e não uma dependência. Na grande maioria dos casos, a terapia segue mesmo quando as questões iniciais se resolveram, pois o paciente se sente bem com o processo e com o aprofundamento de seu autoconhecimento, capacidade de enfrentamento, domínio de suas emoções e segurança nas suas atitudes. O paciente decide o momento em que deseja parar, mas o ideal é que paciente e terapeuta concordem que os objetivos foram alcançados.

É importante ressaltar que o suporte psicológico pode ser fundamental em casos que possuam determinada urgência clínica. Situações traumáticas e doenças são fatores que a atuação terapêutica se faz necessária, pois oferece recursos para o enfrentamento do problema pelo paciente, com possibilidade de mais qualidade de vida.

Permitir se conhecer é fundamental para o indivíduo - para as suas decisões, escolhas de caminhos, identificação do próprio potencial e seus limites. Precisamos acreditar naquilo que nos forma, na nossa própria identidade, na capacidade de seguir nossos próprios ideais.

Por isso, a terapia é recomendada a qualquer pessoa que queira melhorar seu bem-estar mental. Sempre é tempo.


O Portal Multiplix não endossa, aprova ou reprova as opiniões e posições expressadas nas colunas. Os textos publicados são de exclusiva responsabilidade de seus autores independentes.

TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.