Tarifa Social dá desconto na conta de luz para famílias de baixa renda
Pessoas inscritas no CadÚnico têm direito ao benefício com descontos, dependendo da faixa de consumo

A Tarifa Social é um programa que dá desconto na conta de luz e pode ser solicitado por famílias de baixa renda. Os beneficiários podem ter até 65% de desconto na tarifa, dependendo da faixa de consumo.
De acordo com a Energisa, concessionária responsável pelo serviço de energia elétrica em Nova Friburgo e em outras cidades da Região Serrana do Rio, a empresa realiza, desde 2019, a inscrição automática dos clientes na tarifa social para simplificar o acesso ao benefício, atendendo a uma lei publicada no dia 13 de setembro, no Diário Oficial da União.
A assessoria de comunicação da empresa informou que, “mensalmente, a Energisa identifica potenciais beneficiários da Tarifa Social após cruzamento de informações do banco de dados da concessionária com os inscritos no CadÚnico, do Ministério do Desenvolvimento Social. Uma vez identificados, a empresa realiza esse cadastro proativamente, incluindo novas famílias no benefício”.
Os clientes que não estejam cadastrados em programas sociais do governo ou no CadÚnico e atendam aos requisitos para fazer parte da tarifa social devem procurar os Cras para fazer o cadastro.
Sobre o benefício
A Tarifa Social de Energia Elétrica é um projeto social que dá descontos na conta de luz para quem atende os pré-requisitos do programa federal.
Pela regulamentação do benefício, clientes que conseguem descontos da seguinte forma:
Até 30 kWh/mês - 65% de desconto
Acima de 30 kWh/mês até 100 kWh/mês - 40% de desconto
Acima de 100 kWh/mês de consumo até 220 kWh/mês de consumo - 10% de desconto
Quem pode receber?
Têm direito ao benefício famílias inscritas em qualquer programa social do governo federal com renda familiar, por pessoa, de até R$ 500,00.
Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.