MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

SOS Vida Silvestre comemora 4 anos de sucesso em projeto de conscientização ambiental

Preservação de animais é o foco do trabalho que faz palestras em escolas da Região Serrana do Rio

Por Redação Multiplix
09/09/22 - 17:52
SOS Vida Silvestre comemora 4 anos de sucesso em projeto de conscientização da população Projeto realiza mais de 20 palestras por mês em escolas da Região Serrana do Rio | Fotos: Divulgação/Rota 116

Uma parceria entre a Concessionária Rota 116 S/A e a ONG SOS Vida Silvestre está comemorando quatro anos de sucesso.

O projeto SOS Vida Silvestre tem o objetivo de conscientizar as pessoas que vivem ao longo da RJ-116, que liga Nova Friburgo e Macuco, na Região Serrana do Rio, a Itaboraí, sobre a importância de preservar a vida silvestre.

O superintendente da concessionária, Edyano Bittencourt, fez um balanço desse trabalho:

Somente no primeiro semestre desse ano, mais de oito mil pessoas foram sensibilizadas pela equipe técnica da SOS Vida Silvestre e o resultado pode ser sentido na diminuição do número de ocorrências de animais atropelados no trecho concedido da RJ-116, monitorado pelo projeto de parceria.

Segundo Edyano, nos últimos 12 meses, foram feitos 164 registros de atropelamentos de animais silvestres, o menor número desde que teve início o trabalho realizado em conjunto.

Por mês, mais de 20 palestras são realizadas em escolas, empresas e instituições de caráter social, além das visitas à sede da ONG, em Papucaia, bairro de Cachoeiras de Macacu, aberta diariamente ao público.

O biólogo fundador da SOS Vida Silvestre, Francis Leandro, garante que a parceria com a Concessionária Rota 116 foi fundamental para alavancar o trabalho preventivo e para salvar vidas de animais que vivem no Parque Estadual da Serra dos três Picos e nas áreas rurais de municípios que estão sob a área de concessão da Rota 116:

Iniciamos há quatro anos esse trabalho e, embora não tivéssemos um número correto de ocorrências fatais com animais, calculávamos em mais de uma centena por mês.

Ele informou que além do monitoramento, que permite antecipar ações que evitam a travessia de animais de um lado para outro da rodovia, a conscientização dos motoristas é importante para o programa ter bons resultados:

As palestras nas escolas com as crianças são fundamentais. Elas compreendem rapidamente a nossa mensagem e levam para casa, sensibilizando seus pais, formando uma corrente de defesa e proteção ao meio ambiente.

A iniciativa também alerta sobre a atenção ao dirigir nas áreas onde podem ocorrer a travessia de animais.

No mês passado, o projeto ofereceu também palestras para todas as 2.308 crianças que estudam na rede municipal de ensino de Bom Jardim, na Região Serrana. O biólogo acrescenta que as visitas não param:

No mês de setembro, já temos mais de 20 iniciativas agendadas, todas tendo como foco a conscientização das pessoas sobre a preservação da vida silvestre.

Todos os animais que são capturados neste trabalho são encaminhados para o Hospital Veterinário, no Rio de Janeiro, mantido pela Universidade Estácio de Sá.

Lá, eles passam por exames, são cuidados e, após a alta, são reintroduzidos ao seu habitat natural.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.