MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Teresópolis e Friburgo reforçam segurança em escolas; autoridades se manifestam sobre supostas ameaças

Medida foi tomada após mensagens de ataques a unidades postadas na internet

Por Natalia Amorim
10/04/23 - 15:35
Teresópolis e Friburgo reforçam segurança em escolas; autoridades se manifestam sobre supostas ameaças Escolas de Teresópolis e Friburgo tiveram segurança reforçada nesta segunda-feira, 10 | Foto: Reprodução/Redes Sociais

A tensão provocada pela onda de violência praticada por jovens dentro das escolas chegou ao interior do Rio. Na manhã desta segunda-feira, dia 10, equipes da Polícia Militar fizeram ronda em todas as escolas públicas de Teresópolis, na Região Serrana.

De acordo com um comunicado emitido pela prefeitura, “embora os boatos que estão sendo divulgados nas redes sociais não tenham se confirmado em Teresópolis, as forças de segurança estão em alerta, realizando rondas, com equipes do projeto Ronda Escolar, Supervisão da GCM e da Romu (Ronda Ostensiva Municipal), vinculadas à Guarda Civil Municipal”.

A prefeitura ainda diz ter adotado outras medidas de segurança nas escolas do município.

Entre as orientações, [a Secretaria Municipal de Educação] solicita que as equipes diretivas mantenham atendimento interno nos próximos dias, ou seja, não haverá atendimento presencial nas unidades. Assim, todo o contato deverá ser feito através dos meios de comunicação oficiais da escola, como os grupos de WhatsApp ou telefone.

E o governo de Teresópolis acrescentou:

As unidades foram orientadas a fixar cartazes nos portões com os números de telefone, incluindo o WhatsApp, informando que não haverá atendimento presencial. Para qualquer emergência, a Secretaria solicita que entrem em contato com a Secretaria Municipal de Educação e com o 190.

Em Nova Friburgo, agentes policiais também foram vistos em ronda na frente do Colégio Estadual Doutor Feliciano Costa, em Conselheiro Paulino, nesta manhã.

Policiamento é reforçado na manhã desta segunda, 10, em escola de Friburgo Policiamento é reforçado na manhã desta segunda, 10, em escola de Friburgo | Foto: Reprodução/Enviada por leitor

Em grupos de mensagens de aplicativo, circulam informações a respeito de um suposto ataque que estaria previsto para acontecer em sete escolas da cidade.

O delegado de polícia, da 151ª DP, Henrique Pessoa, gravou um vídeo sobre o assunto e pede para que a população mantenha a calma, já que, segundo ele, trata-se de uma tentativa de levar a histeria e o caos à população.

Tudo está sendo devidamente monitorado. Não passa, no primeiro momento, de notícia falsa. A polícia está agindo.

Veja o vídeo na íntegra:

A reportagem solicitou um posicionamento a respeito do assunto à Secretaria de Educação do município, que disse ter contatado as forças de segurança pública e orientado as escolas a permitir o acesso apenas de pessoas autorizadas nas unidades escolares.

Confira o que diz a nota na íntegra:

"Diante das mensagens compartilhadas nas redes sociais que têm espalhado pânico entre pais, alunos e equipe escolar, a Secretaria Municipal de Educação informa que está em contato direto com as forças de segurança pública, que reportaram estar monitorando essas mensagens visando identificar os responsáveis e que a Patrulha Escolar da Polícia Militar e outros tipos de policiamento seguem intensificando o patrulhamento.

A Guarda Civil Municipal de Nova Friburgo também reforçou a ronda nas escolas desde a última semana. A Secretaria informa ainda que mantém a orientação às direções para que permitam o acesso apenas de pessoas autorizadas nas unidades escolares."

A reportagem também aguarda um posicionamento da Secretaria Estadual de Educação sobre as supostas ameaças no interior.

O que diz a Secretaria de Estado de Polícia Militar

Em resposta ao Portal Multiplix, a Secretaria de Estado de Polícia Militar informou que está em estado de alerta para as situações de emergência.

O Serviço de Inteligência da Corporação segue monitorando e buscando dados para identificar os autores das mensagens que circulam em aplicativos de troca de mensagens. Cabe informar que a Patrulha Escolar e outros tipos de policiamento seguem intensificando o patrulhamento em áreas de denúncia.

Câmeras dentro de escolas em Friburgo

Foi publicada na semana passada a lei 4.926, de 17/01/2023, de autoria do vereador Isaque Demani (PP), que dispõe sobre a instalação de câmeras de monitoramento de segurança nas escolas públicas de Nova Friburgo.

A lei torna obrigatória a implantação de sistema de vigilância eletrônica por câmeras em ambientes internos e externos na rede pública do município. A implantação do sistema de vigilância eletrônica será realizada de forma progressiva, de acordo com as condições técnicas, no prazo máximo de um ano.

Botão de pânico e comitê de segurança no RJ

Cláudio Castro, ao lado da secretária de Educação, Roberta Barreto, anunciou criação de aplicativo para segurança nas escolasCláudio Castro, ao lado da secretária de Educação, Roberta Barreto, anunciou criação de aplicativo para segurança nas escolas | Foto: Reprodução/Rafael Campos (governo do RJ)

No último mês, o governador Claudio Castro (PL) anunciou a criação de um aplicativo com ‘botão de pânico’ para evitar ataques em escolas.

O app será desenvolvido pela PM. Alunos e professores das redes pública e privada poderão baixar o programa. A ferramenta deve ser lançada em um mês.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.