MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Onda de violência nas escolas: Friburgo terá instalação de câmeras de monitoramento na rede pública

Governo do estado anunciou a criação de aplicativo com ‘botão de pânico’ para evitar ataques em unidades escolares

Por Nai Frossard
31/03/23 - 15:19
Onda de violência nas escolas: Friburgo terá instalação de câmeras de monitoramento na rede pública Friburgo terá câmeras de monitoramento de segurança nas escolas públicas municipais | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

A onda de violência praticada por jovens dentro das escolas é motivo de preocupação em todo o país.

O crime que mais chamou a atenção nos últimos dias foi um ataque a facadas praticado por um adolescente, de 13 anos, do oitavo ano de uma escola estadual de São Paulo, na segunda-feira, dia 27.

Uma professora foi morta e cinco pessoas ficaram feridas após o atentado.

Outras notícias de agressões em unidades escolares também ganharam destaque.

Violência no Rio

Em menos de uma semana, foram registrados vários episódios envolvendo estudantes no estado do Rio de Janeiro.

Na sexta-feira passada, dia 24, a Polícia Civil apreendeu um menor de 17 anos que planejava um ataque a um colégio na capital fluminense.

Na última terça, 28, outro adolescente, de 15 anos, foi apreendido por PMs em uma escola pública municipal, na zona sul da cidade do Rio, após tentar esfaquear colegas.

Brigas em Teresópolis

Na Região Serrana do Rio, brigas entre jovens, próximo a uma escola estadual de Teresópolis, chamaram a atenção das autoridades também nesta semana.

Alguns vídeos que circularam nas redes sociais mostravam duas brigas entre alunos do lado de fora da escola. A Polícia Militar e a Guarda Municipal foram acionadas para controlar a situação.

Por causa do quadro de aumento da violência na cidade, algumas medidas estão sendo tomadas para garantir a segurança nas escolas, para alunos e professores.

Ao Portal Mulitiplix, a Prefeitura de Teresópolis informou que a Guarda Municipal, vinculada à Secretaria de Segurança Pública, realiza um trabalho junto às escolas da rede municipal de ensino, chamado Ronda Escolar, que orienta os alunos, por meio de atividades lúdicas, sobre boa conduta em sala de aula, segurança no trânsito, respeito aos colegas, pais e professores.

A Secretaria de Segurança Pública de Teresópolis ressaltou que o Colégio Lions Club (próximo ao local da briga) é da rede estadual e, por isso, não é contemplado pela Ronda Escolar. Porém, devido ao ocorrido, a unidade receberá atenção maior da Guarda Municipal, em parceria com a Polícia Militar.

Câmeras serão instaladas em Friburgo

Lei que obriga instalação de câmeras em escolas de Friburgo foi publicada nesta semanaLei que obriga instalação de câmeras em escolas de Friburgo foi publicada nesta semana | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Em Nova Friburgo, foi publicada nesta semana a lei 4.926, de 17/01/2023, de autoria do vereador Isaque Demani (PP), que dispõe sobre a instalação de câmeras de monitoramento de segurança nas escolas públicas municipais.

A lei torna obrigatória a implantação de sistema de vigilância eletrônica por câmeras em ambientes internos e externos na rede pública do município.

A implantação do sistema de vigilância eletrônica será realizada de forma progressiva, de acordo com as condições técnicas, no prazo máximo de um ano.

A Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, por sua vez, informou que a atribuição da ronda escolar é da Polícia Militar, que presta diariamente o serviço de patrulhamento - mediante solicitação.

A prefeitura também informou que a Guarda Civil Municipal (GCM), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana, realiza uma ação parecida com a da PM:

Como não é possível estar presente nas mais de 120 unidades escolares do Município, o patrulhamento é feito nos horários de entrada e saída de alunos nas principais creches e escolas da cidade, a fim de dar mais segurança aos pais e alunos.

Botão de pânico e comitê de segurança no RJ

Cláudio Castro, ao lado da secretária de Educação Roberta Barreto: 'Os pais precisam ter a tranquilidade de saber que seus filhos vão chegar em casa em segurança' Cláudio Castro, ao lado da secretária de Educação Roberta Barreto: 'Os pais precisam ter a tranquilidade de saber que seus filhos vão chegar em casa em segurança' | Foto: Reprodução/Rafael Campos (governo do RJ)

Nessa quinta-feira, dia 30, o governador Claudio Castro anunciou a criação de um aplicativo com ‘botão de pânico’ para evitar ataques em escolas.

O app será desenvolvido pela PM, nos moldes do 'Rede Mulher' (de prevenção ao feminicídio).

Alunos e professores das redes pública e privada, de todas as esferas, poderão baixar e usar o programa:

Essa integração de estado e municípios com as forças de segurança é fundamental.

O app deverá ser lançado em um mês. Castro explicou que o governo já vinha estudando melhorarias para a segurança nas escolas:

Assim que a gente viu aquela cena lamentável de São Paulo tivemos a ideia da criação desse plano. A gente já vem se preocupando muito, e eu venho conversando com o coronel Henrique [Marinho Pires, secretário da Polícia Militar], sobretudo a questão das operações policiais perto de escolas.

O governador Cláudio Castro também anunciou a criação de um comitê permanente para garantir segurança nas escolas, com representantes de vários órgãos do governo e entidades.

O objetivo é implantar ações para identificar e evitar situações de violência nas escolas públicas e privadas no Rio de Janeiro.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.