MENU

Portal Multiplix

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Saiba como obter o documento de licenciamento digital 2021

Proprietários de veículos devem pagar a taxa e baixar o documento

Por Redação Multiplix
25/05/21 - 13:48
Saiba como obter o documento de licenciamento digital 2021 Licenciamento anual ajuda a regularizar a situação dos proprietários de veículos | Foto: Divulgação/Detran-RJ

O licenciamento anual de veículos continua 100% digital no estado do Rio neste ano. Mas muitos motoristas ainda se perguntam como conseguir o documento nesse formato. Abaixo confira as dicas para realizar o processo e ficar com sua situação regularizada.

Os proprietários podem baixar o CRLVe, válido em todo o território nacional, em seus celulares, computadores ou tablets, ou seja, a versão digital substituiu completamente o documento em papel moeda, antes obtido nos postos do Detran-RJ, e pode ser acessada em até cinco dispositivos eletrônicos. Quem quiser pode imprimir o documento em papel A4.

Para fazer o licenciamento e obter o CRLV digital de 2021, basta pagar a Guia de Regularização de Taxas (GRT), no valor de R$ 219,37, obtida através do site do Bradesco.

Por determinação do governo federal, a taxa DPVAT, referente ao licenciamento de 2021, não está sendo cobrada. Mas o proprietário precisa já ter pago o DPVAT de 2020 e dos anos anteriores, assim como a GRT dos anos anteriores.

Após a compensação das taxas, o usuário estará apto a usar o documento digital, chamado de CRLVe.

Para isso, basta acessar o site do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ou baixar no celular o aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

No aplicativo, um tutorial explica os procedimentos. O primeiro passo é se registrar no serviço “gov.br”, do governo federal.

Depois, entrar no aplicativo, fazer o login e selecionar “veículos”. Em seguida, informar o número do Renavam e o número de segurança do CRV (encontrado no antigo DUT, com 11 caracteres). Por fim, basta clicar em “incluir” e, em alguns dias após o pagamento das taxas, o CRLV digital estará disponível.

O Detran-RJ faz ainda as seguintes recomendações:

  • O CPF logado na Carteira Digital de Trânsito deve ser o mesmo que consta no licenciamento do veículo. Ou seja, o usuário precisa verificar se o CPF vinculado ao documento do veículo é o mesmo com o qual fez o login no site do aplicativo.

  • O usuário deve verificar a data de pagamento no comprovante da GRT, para ver se a taxa foi de fato paga ou se está agendada para outra data. Essa divergência pode ocorrer devido a uma configuração do aplicativo do banco.

  • Depois de pagar a GRT, aguarde até 15 dias úteis para o pagamento ser compensado no banco e o aplicativo reconhecer a regularização e disponibilizar o documento. Se o CRLV de 2021 não for logo disponibilizado, o usuário não precisa ficar preocupado, pois o documento de 2020 valerá até o fim do prazo para o licenciamento de 2021 - que este ano foi estendido, pelo menos, até o fim de setembro, por causa da pandemia.

  • Para veículos movidos a GNV (Gás Natural Veicular), é exigido também o Certificado de Segurança Veicular (CSV) do ano vigente.

  • Caso aconteça de seguir os procedimentos acima e, mesmo assim, o documento não ser baixado, tente atualizar seu aplicativo da Carteira Digital de Trânsito. Faça logout e entre novamente. Ou exclua o documento anterior e repita o procedimento de atualização do app.

O calendário para fazer o licenciamento de 2021 está dividido em quatro datas:

  • Final de placa 1 a 2: até 30/09/2021
  • Final de placa 3, 4 e 5: até 31/10/2021
  • Final de placa 6, 7 e 8: até 30/11/2021
  • Final de placa 9 e 0: até 31/12/2021

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.