MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Retirada de tocos de eucaliptos da Getúlio Vargas provoca mais alterações no trânsito de Friburgo

Serviço teve início nesta segunda e é uma exigência do 'TAC da Praça'

Por Redação Multiplix
27/02/23 - 15:48
Retirada de tocos de eucaliptos da Getúlio Vargas provoca mais alterações no trânsito de Friburgo Serviço de destoca dos eucaliptos mortos deve durar por quatro semanas | Foto: Divulgação/PMNF

A praça Getúlio Vargas, considerada o coração de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, tem recebido diversos serviços de manutenção pela prefeitura.

Um deles é a retirada de tocos de eucaliptos mortos, que começou nesta segunda-feira, dia 27.

Ao todo, 34 tocos, apontados em um laudo fitossanitário emitido pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) serão removidos da praça Getúlio Vargas ao longo dos próximos dias.

Mudas da mesma espécie serão plantadas em reposição, obedecendo à escolha feita por Glaziou no projeto de paisagismo original, de acordo com as informações divulgadas pela assessoria de imprensa.

Todas estas ações fazem parte de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado entre o município e o Ministério Público Federal (MPF) em 2015, para “requalificação do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da praça Getúlio Vargas”.

Considerada o Centro Geodésico do Estado do Rio de Janeiro, a praça é um bem tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Na última sexta, dia 24, a Secretaria de Serviços Públicos realizou reparo de canteiros danificados após o Carnaval e replantio de plantas ornamentais, além de ações preparatórias para o serviço de destoca dos tocos mortos de eucalipto.

A Secretaria de Serviços Públicos removeu e acondicionou placas de grama, costelas de Adão e azaleias dos canteiros e alamedas da praça para preparar o local para a remoção de tocos e raízes mortos.

Alguns mobiliários como bancos, lixeiras e até o piso sextavado foram retirados para não sofrerem danos durante a destoca. Eles serão recolocados após a conclusão do serviço.

O arquiteto da Defesa Civil, Alexandre Sanglard, informou que o serviço será feito com maquinário pesado e pediu para as pessoas ficarem atentas com as faixas preta e amarela, que sinalizam os locais onde estão sendo realizados o serviço.

As pessoas devem tomar cuidado para não ultrapassar a faixa, não passar por baixo, como medida de segurança. Quem frequenta a praça, deve utilizar o outro lado, distante das obras que estão sendo feitas.

Mudanças no trânsito

Em função do início da remoção dos tocos de eucaliptos mortos no lado ímpar da praça Getúlio Vargas, que acontece a partir da próxima segunda-feira, 27, a Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana promoverá mudanças no trânsito, até a próxima sexta, dia 3.

Há possibilidade de prorrogação de prazo.

Veja quais são as alterações:

  • Inversão do sentido de direção da rua Dr. Ernesto Brasílio, entre a praça Getúlio Vargas e a rua Prefeito José Eugênio Muller

  • Restrição de estacionamento na praça Getúlio Vargas, desde a esquina da rua Dante Laginestra (prédio da Energisa) até a rua Dr. Ernesto Brasílio (esquina do antigo Fórum)

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.