Presidente do DER assume compromisso em Friburgo de licitar projeto da 'Estrada do Contorno'
Durante a reunião também foi solicitada atenção para a RJ-130, estrada que liga o município a Teresópolis
13/04/23 - 10:41
.jpg)
A quarta-feira, 12, foi marcada por uma reunião em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, entre representantes do Departamento de Estradas e Rodagem (DER-RJ), do município, Firjan e empresários de cidades vizinhas.
Em pauta, uma antiga promessa voltou a ser discutida na Firjan Senai Espaço da Moda: a construção da 'Estrada do Contorno'.
O novo presidente do DER-RJ, Pedro Henrique de Oliveira, reafirmou o compromisso de iniciar o processo de licitação para a contratação do projeto de viabilização da obra, mas ainda não deu prazo para isso:
Estou assumindo o compromisso de tocar o processo licitatório para trazer um projeto eficiente e exequível. Sabemos da importância dessa demanda e temos certeza que a estrada vai beneficiar toda a população dessa região.
Existem três possibilidades de trechos para a implantação desse contorno rodoviário: um de 30 km, outro de 36 km e outro com 52 km.
A iniciativa do retorno das discussões sobre o assunto é da regional da Firjan Centro-Norte Fluminense, que há anos trata a pauta como prioridade para que o projeto saia do papel, como ressaltou Márcia Carestiato, presidente da Firjan Centro-Norte Fluminense:
Há anos tratamos essa questão necessária e urgente, porque entendemos que para garantir o desenvolvimento da região precisamos pensar na qualidade da infraestrutura de logística, que tem grande impacto na produtividade e no custo final das mercadorias e serviços.
De acordo com o presidente do Sindicato das Empresas dos Transportes de Carga de Nova Friburgo (Setcanf), Jackson Thedim, dos 300 caminhões que saem do polo cimenteiro diariamente, 70% passam pelo eixo central do município:
O maior problema que enfrentamos hoje é o trânsito. A construção dessa estrada vai melhorar a mobilidade urbana, além do tempo e os custos das viagens.
O gerente de Infraestrutura da Firjan, Isaque Ouverney, reforçou que o contorno vai trazer avanços para a região e disse que colocou a federação à disposição do estado para a execução do projeto:
É um contorno que vai impactar positivamente, trazendo melhorias e avanços para o fortalecimento econômico da região. O nosso papel é estar junto desses atores, oferecendo suporte para que de fato essa obra seja realizada.
Obra na RJ-130 também foi tema de discussão
Ainda durante a reunião dessa quarta, empresários também pediram atenção às obras da RJ130, estrada que liga Nova Friburgo a Teresópolis, que está com oito quilômetros inacabados, causando transtornos aos usuários da via e dificuldades no escoamento da produção.
O DER-RJ afirmou que a empresa que realiza o recapeamento na rodovia já foi notificada e que as obras serão retomadas.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.