MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova Carteira Nacional de Habilitação começa a valer a partir desta quarta-feira; veja o que muda

Documento terá algumas alterações conforme a resolução do Conselho Nacional de Trânsito

Por Vinícius Pereira
31/05/22 - 09:42
Nova Carteira Nacional de Habilitação começa a valer a partir desta quarta; veja o que muda Novo documento será mais seguro, de acordo com o Contran | Foto: Divulgação/Detran-RJ

A partir desta quarta-feira, dia 1º de junho, vai entrar em vigor a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH), de acordo com resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O novo documento terá diversas novidades, como a repaginação no visual, itens de segurança e novas subcategorias. As alterações estão previstas na Resolução 886, publicada pelo Contran no mês de dezembro de 2021.

Visual do documento

Em relação às mudanças visuais, a CNH deixará de ter a cor verde como predominante para incluir as cores da bandeira do Brasil (verde e amarela).

O local de assinatura do motorista também vai mudar, passando a ser exibida abaixo da foto.

Ainda de acordo com o Contran, uma outra alteração será a classificação de veículos em 14 categorias, com base no modelo europeu, que atribui diferentes classificações a condutores de cargas e de pessoas.

Novas subcategorias

As categorias A, B, C e D já existentes serão mantidas, porém, o dígito 1 agora será inserido na frente de cada letra para identificar quais veículos os condutores podem dirigir. Contudo, ainda não está claro como serão definidas essas novas subcategorias.

A implementação dos novos códigos ainda será especificada pelo Contran, mas sem data definida.

Documento mais seguro

Seguindo o modelo europeu, a CNH terá tonalidade fluorescente que brilha no escuro entre os dispositivos de segurança, além de outros pontos que só poderão ser identificados com a luz ultravioleta.

Já o QR Code, que está no documento desde 2017, vai continuar. O objetivo é permitir a validação online e offline. Um holograma também estará presente na metade inferior do documento.

Troca não será obrigatória

O processo de implementação da nova CNH será gradativo e vai funcionar da seguinte forma:

  • Os motoristas que estão tirando a habilitação pela primeira vez vão receber o novo documento

  • Vão receber também os motoristas que solicitarem a segunda via

  • Para outros condutores que estão com a CHN em dia, a troca do documento será feita apenas durante a renovação

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.