MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Gasto com combustível? Cinco dicas para reduzir de forma simples e correta

Especialistas do setor reúnem lista com soluções para o consumidor

Por Redação Multiplix
15/10/20 - 15:00
Gasto com combustível? Cinco dicas para reduzir de forma simples e correta Para economizar, dica é ficar de olho no preço dos combustíveis | Foto: Banco de Imagem

Quem tem carro e dirige bastante, principalmente pegando a estrada, se preocupa em poupar combustível, ainda mais com as oscilações de preço nas bombas dos postos. Além disso, o veículo pode ser comprometido caso o motorista abasteça em locais não confiáveis e com combustível de pouca qualidade.

Alguns motoristas adotam práticas que, muitas vezes, não são aliadas na redução de gastos e podem prejudicar a vida útil de vários componentes do carro, causando prejuízo e dor de cabeça quando mais precisar do veículo.

Qual motorista nunca ouviu a expressão “andar de banguela”? Pois é, o ato não poupa em nada o combustível e ainda coloca em risco os ocupantes do veículo e outros motoristas.

Com a pandemia do novo coronavírus, poupar e economizar são as palavras que todos gostam de ouvir. Pensando nisso, separamos algumas dicas dadas por especialistas do setor para os motoristas pouparem gasolina.

  • Fique de olho no preço dos combustíveis. Nem sempre o mais barato é o melhor. Alguns locais conseguem adulterar a gasolina e o álcool e por isso os preços chegam a ser R$ 1 mais barato. De acordo com os especialistas, o motorista deve preferir os postos conhecidos e também sempre pedir a nota fiscal da compra.

A gasolina adulterada, por exemplo, pode afetar o motor do veículo. Normalmente usa-se solvente e etanol para “batizar” o combustível.

  • Muitos motoristas ainda acreditam que andar na “banguela” ajuda a reduzir o consumo de combustível. Porém, a ingestão da gasolina é maior e ainda pode comprometer o conjunto da transmissão do veículo.

Todo o sistema do carro sai da fábrica para funcionar corretamente. O sistema de injeção é um deles e faz com que o motor receba a quantidade necessária exatamente para que continue funcionando, com o carro engrenado.

O veículo pode sofrer um acidente quando está na banguela, ainda mais em descidas, já que os freios ficam sobrecarregados.

  • O ar-condicionado também pode ser um problema quando o assunto é poupar combustível, já que ele aumenta em 20% ou mais o consumo.

Especialistas ainda orientam o motorista nunca deixar o ar ligado quando as janelas estiverem abertas.

  • Para os motoristas que dirigem pouco, mesmo que todo dia, também não estão economizando combustível. Isso porque o carro precisa estar em uma temperatura ideal para a lubrificação e seu funcionamento.

Veículos movidos a álcool também precisam atingir uma certa temperatura para poder funcionar corretamente sem comprometer diferentes componentes.

  • Os especialistas orientam que os pneus devem ser calibrados toda semana. Essa é uma dica que também ajuda a poupar combustível. De acordo com um estudo da empresa Continental, fabricante de pneus, caso o veículo rode 30 mil km estando abaixo do indicado, a perda de combustível pode chegar a 55 litros.

A calibragem deve ser feita com o veículo frio, parado há pelo menos uma hora ou então que tenha rodado menos que 3 km, conforme indicado pelas montadoras.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.