MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Estado do Rio tem aumento no número de prisões de agressores de mulheres

Secretaria de Estado de Polícia Civil registrou crescimento de 229% nesses casos durante o primeiro trimestre de 2019

Por Redação Multiplix
22/04/19 - 11:30
Estado do Rio tem aumento no número de prisões de agressores de mulheres Prisões de agressores de mulheres cresceram 229% no primeiro trimestre de 2019 | Foto: Banco de Imagem

O assunto da violência contra a mulher tem estado em evidência no noticiário em 2019. E os números comprovam essa realidade. Segundo dados da Secretaria de Estado de Polícia Civil, o número de prisões de autores de agressões contra mulheres no estado do Rio chegou a 210 nos três primeiros meses de 2019. Esse dado representa um aumento de 229% em comparação ao mesmo período de 2018.

Segundo dados do Dossiê Mulher, do Instituto de Segurança Pública (ISP), a maior parte dos casos são registrados nas residências, ou seja, quando o agressor é um conhecido – marido, pai, irmão, tio, vizinho.

Para a delegada Juliana Emerique, coordenadora-geral das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (CGDEAM), órgão criado para gerir as 14 Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher do estado do Rio, é muito importante que a vítima denuncie.

“A maior porcentagem dos casos de violência está na casa ou próxima da vítima. Por isso, é importante que o cidadão não se omita quando testemunhar uma agressão contra a mulher. O silêncio mata. Ainda lembramos que a violência não se manifesta somente na forma física. Ela pode ser moral, psicológica, sexual e patrimonial. A culpa nunca é da vítima”, afirma.

A difusão da informação, principalmente por meio das redes sociais, sobre o ciclo da violência e os diversos tipos de violação de direitos são fatores que a delegada atribui para que mais mulheres tenham coragem para denunciar os abusos.

“Hoje, vemos um acesso maior aos grupos de mulheres que falam sobre a violência doméstica. Isso acaba despertando uma maior conscientização dos seus direitos e, por consequência, o empoderamento”, ressalta.

Delegada Juliana Emerique durante atendimentoDelegada Juliana Emerique durante atendimento | Foto: Divulgação/Governo do Estado do Rio de Janeiro

Ainda de acordo com Juliana Emerique, o crescimento no número de prisões também é fruto da intensificação nas ações de investigação e prevenção contra este tipo de crime.

“Desde janeiro, a Polícia Civil do Rio vem reforçando as ações para o enfrentamento da violência contra a mulher. Só nos primeiros meses de 2019, conseguimos proteger cerca de 200 vítimas. Nosso trabalho, tanto de investigação quanto de prevenção, é contínuo e visa sempre à interrupção do ciclo da violência”, conclui.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.