MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Detran disponibiliza versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo

Serviço está disponível para quem pagou as taxas e realizou o licenciamento anual de 2019

Por Redação Multiplix
27/08/19 - 11:28
Detran disponibiliza versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Motoristas já podem utilizar a versão digital do CRLV e trafegar sem transtornos | Foto: Arquivo/ João Luccas Oliveira

O Detran-RJ disponibilizou para os usuários o serviço de licenciamento anual 2019 na versão digital. Agora, todos os veículos de placas tendo como finais os números de 0 a 6, que já pagaram a Guia de Regularização de Taxas (GRT) e o seguro Dpvat, estão regulares e podem circular sem transtornos. Com as taxas quitadas, a versão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) fica disponível pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito do Serpro.

Caso o motorista queira obter o documento impresso, basta ir a uma unidade de veículo, seguindo sempre o calendário de entrega.

"Nós só estamos facilitando a vida das pessoas. A via digital do CRLV vale para mostrar a regularização do veículo. Não precisa correr para retirar o documento físico", ressalta Luiz Carlos das Neves, presidente do Detran.

A versão do CRLV para celular substitui a de papel, já que o documento físico não é mais de porte obrigatório, como ressalta o parágrafo único do artigo 133 Código de Trânsito Brasileiro. O CRLV digital tem o mesmo valor legal do documento em papel, mas a emissão tem uma condição óbvia: o veículo precisa estar devidamente regularizado, ou seja, com as taxas pagas.

É importante lembrar que os proprietários de veículos com placas de 0 a 2 e que pagaram a GRT já estão regulares e podem retirar a via impressa do documento em uma unidade de veículo, sem necessidade de agendamento.

Para os veículos de placas de 3 a 6, é necessário agendar a retirada do documento, caso o motorista queira ter em mãos a versão impressa. Para ter o documento impresso, é preciso apresentar o CRLV anterior (ou sua a versão digital) ou o certificado de registro do veículo (CRV). No caso dos proprietários de placas 7, 8 e 9, é necessário aguardar ainda a abertura do calendário.

Passo a passo

  • Pague a GRT e seguro DPVAT referentes ao licenciamento anual 2019;
  • Baixe o aplicativo CDT, disponível no Google Play e na App Store;
  • Insira seu CPF;
  • Preencha o formulário, com nome completo, data de nascimento e endereço de e-mail. Crie uma senha;
  • O sistema mandará um link de ativação para o seu e-mail; siga-o;
  • Entre no aplicativo com seu CPF e a senha;
  • Clique no botão ‘+’;
  • Clique em ‘Incluir CRLV digital’;
  • Insira o número do Renavam;
  • Insira o código de segurança do CRV, o documento de compra e venda do veículo – não confundir com o CRLV;

É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.