MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Defesa Civil de Cachoeiras diz que há risco de novos deslizamentos na RJ-116

Local onde barreira caiu, na última quinta-feira, 10, permanece interditado e ainda não há previsão de reabertura da pista

Por Matheus Oliveira
11/10/19 - 11:36

O trecho da rodovia RJ-116, no km 53,3, na altura da localidade de Boca do Mato, segue interditado nesta sexta-feira, dia 11 de outubro, e com pista fechada em razão da queda de uma barreira, de acordo com a Defesa Civil de Cachoeiras de Macacu. Ainda não existe previsão de quando a via será reaberta.

Segundo a concessionária Rota 116, responsável por administrar a estrada, a empresa está com máquinas e equipamentos necessários para iniciar a desobstrução da pista, mas segue aguardando autorização da Defesa Civil para iniciar o procedimento.

De acordo com o secretário de Defesa Civil de Cachoeiras, Rodrigo Amaral, no momento do ocorrido, houve uma precipitação de queda, que não foi comunicada à Defesa Civil. Em seguida, a concessionária adotou um sistema de pare e siga preventivo no local até que a barreira caiu por completo, fechando a pista nos dois sentidos.

“A queda da barreira ocorreu por volta das 10h30. A pista foi interrompida e, em seguida, fizemos uma verificação prévia e acionamos o Departamento de Recursos Minerais (DRM) que enviou dois geólogos. Eles emitiram um laudo que existe um risco grande de queda de parte daquele material, ou seja, não pode mexer porque pode cair mais uma parte da barreira. Notificamos a concessionária e o DER”, destaca.

“A Rota queria mexer em um trecho de três metros e operar no sistema de “Pare e Siga”, o que não autorizamos. Como não existia um planejamento técnico e esse risco de deslizamento ainda existe, uma faixa de três metros não ia resguardar a vida das pessoas que passassem pelo local. O laudo prevê que a concessionária só pode mexer na estrada 24 horas após o cessar da chuva, que parou à noite”, afirmou.

Ainda segundo o secretário, a pista ainda não deve ser liberada nesta sexta e uma nova avaliação deve ser feita. A orientação é para que os motoristas procurem uma rota alternativa para realizar o escoamento de produtos e fazer transporte de passageiros.

A concessionária Rota 116 pede para que os motoristas que vão para Nova Friburgo acessem a RJ-122, na altura do quilômetro 33,5, da RJ-116, e sigam pela BR-116 até a RJ-130 (Teresópolis X Friburgo).


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.