Confira quais os carros mais vendidos do estado do Rio em 2019
Especialista de Nova Friburgo citam as razões para veículos estarem no topo do ranking
Uma das principais paixões dos moradores do estado do Rio de Janeiro são os carros. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), os carros mais vendidos no estado do Rio de Janeiro, incluindo o primeiro trimestre e os primeiros dias de abril são:
1º - Chevrolet Onix - 1.921
2º - Ford KA - 1.477
3º - Fiat/Siena - 1.286
4º - Renault/Kwid - 1.258
5º - Nissan Versa - 1.089
De acordo com o gerente-geral da Servel (concessionária da Chevrolet em Nova Friburgo), André Ferreira, a economia é uma das principais vantagens para que o Ônix esteja entre os carros mais vendidos do Brasil.
“Uma das vantagens do Onix é a economia, pois, o valor de revenda, da manutenção periódica e o de mercado pesam bastante para que o carro esteja entre os mais vendidos. Além disso, o motor 1.0 consome menos diesel e a tecnologia de nossos produtos também são grandes atrativos. O perfil de quem compra esse automóvel são de jovens entre 20 e 30 anos que estão comprando seus primeiros carros”, declara André.
Além da nova geração do Motor 1.4 de 106 cv, extremamente econômico, e do sistema SRS, que diminui as vibrações causadas pelas irregularidades no solo, o Onix também oferece conforto e respostas precisas com a direção elétrica progressiva.
Já o gestor da Dunorte, representante da Ford em Nova Friburgo, Antônio Ferreira, explicou os motivos do Ford Ka ocupar a segunda posição no ranking estadual.
“Em relação aos atributos do Ford Ka, um dos principais é a economia, tanto que o veículo possui selo do Inmetro. O preço de manutenção chega a ser 22% mais barato que o do rival Onix, por exemplo. Além disso, tanto as versões hatch quanto a sedã ganharam câmbio automático, fazendo com que o Ford Ka possa atuar em diversos segmentos e se tornando um produto completo que reúne direção hidráulica, motor mantendo a potência e o câmbio automático. O perfil de quem compra o carro é de jovens entre 20 e 35 anos para rodar em centros urbanos e ter um consumo menor de combustível”, conclui.
Em Nova Friburgo, segundo a Fenabrave, em 2019, os automóveis lideram a lista de veículos mais vendidos com 263 emplacamentos até o momento. Os veículos comerciais leves somam 39 emplacamentos. Já as motos totalizam 191 emplacamentos, enquanto cinco ônibus e um caminhão também foram emplacados.
No Brasil
De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), somando os emplacamentos de todos os segmentos (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros veículos) houve alta de 13,58% em 2018, com 3.653.500 unidades. Em 2017, foram 3.216.730 registradas.